2
respostas

Código do curso não funciona.

Estou recebendo o erro "Ec2SubnetInvalidConfiguration: One or more Amazon EC2 Subnets of [subnet-0ec1b950d42f8c84b, subnet-00fc2e5050f017b49, subnet-010f5be158e19008d] for node group alura-20231003145200264300000012 does not automatically assign public IP addresses to instances launched into it. If you want your instances to be assigned a public IP address, then you need to enable auto-assign public IP address for the subnet." ao criar o cluster pelo terraform. O código que o preofessor passou no curso não funciona pois ele mesmo informa que o cluster dele já tinha sido criado anteriormente. Ao executar novamente no github actions é informado que tudo está ok mas não está pois o cluster mesmo estando criado ainda falta componentes, pois ao fazer ao deploy do arquivo go.yaml nenhum pod é mostrado no console da aws, e no git hub tudo está concluído.

2 respostas

Olá, Matheus! Entendo que você está passando por um problema com a criação do cluster pelo terraform e isso pode ser realmente frustrante. Vamos tentar resolver isso juntos.

O erro "Ec2SubnetInvalidConfiguration" que você está recebendo geralmente ocorre quando as subnets do Amazon EC2 não estão configuradas para atribuir automaticamente endereços IP públicos às instâncias lançadas nelas.

Para resolver isso, você pode seguir os seguintes passos:

  1. Vá para o console da AWS.
  2. No menu de serviços, selecione VPC.
  3. No painel de navegação à esquerda, escolha Subnets.
  4. Selecione a subnet que você está usando (no seu caso, [subnet-0ec1b950d42f8c84b, subnet-00fc2e5050f017b49, subnet-010f5be158e19008d]).
  5. Escolha Actions (Ações), depois Modify auto-assign IP settings (Modificar configurações de auto-atribuição de IP).
  6. Na caixa de diálogo, selecione Enable auto-assign public IP (Habilitar auto-atribuição de IP público), e então Save (Salvar).

Quanto ao problema com o deploy do arquivo go.yaml, é possível que o erro esteja relacionado com a configuração do seu arquivo. Verifique se todos os campos estão corretos, principalmente as informações de namespace e labels.

Espero que essas sugestões possam te ajudar a solucionar os problemas que você está enfrentando. Lembre-se, a tecnologia nem sempre é perfeita e problemas como esses são comuns. O importante é não desistir e continuar aprendendo!

Espero ter ajudado e bons estudos!

Boa tarde Renan!

Entendo que se a infra é configurada pelo Terraform eu não tenho que fazer nenhuma ação no console da AWS, o código do Terraform tem que cuidar disso, como no curso estamos utilizando um repositório que onde código está pronto, logo deverá ser alterado pelo professor para que funcione corretamente, ou ao menos mencionado no curso o que precisa ser alterado

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software