1
resposta

Classificação "relacionamento identificador" e "não identificador"

Fiquei com uma dúvida sobre a nomenclatura de relacionamento identificador e não identificador, se esse conceito é utilizado em todos os softwares para elaboração do modelo físico ou se é uma especificidade do SQL Power Architect e teríamos uma outra nomenclatura ( classificação) para outros softwares, como o MYSQL Workbench por exemplo.

1 resposta

Oi, Ciro! Tudo bem?

Logo de início, peço desculpas pela demora em retornar.

A nomenclatura referente aos tipos de relacionamento (identificador e não identificador) faz parte do Modelo Relacional (com o qual estamos trabalhando neste momento). Nesse sentido, todos os programas que lidam com este modelo em específico, como o MySQL Workbench e SQL Power Architect, por exemplo, usarão estes termos na construção do modelo físico.

Tendo em vista que cada modelo segue um padrão, é importante que os softwares baseados neles sigam o que já foi estabelecido. Dessa maneira, garantimos que, independente do trabalho realizado ou local em que foi feito, a ideia permanecerá a mesma, contribuindo para o entendimento da modelagem.

Ao iniciar um novo diagrama do MySQL Workbench, podemos visualizar, no menu de ferramentas, os itens referentes aos relacionamentos, observe:

Início da transcrição. Recorte de captura de tela da seção de modelagem do MySQL Workbench. Imagem com fundo quadriculado e branco. No lado esquerdo da tela, há um menu de ferramentas com seis ícones referentes a relacionamentos. O primeiro ícone, destacado por um fundo azul, contém o desenho de uma reta tracejada e a identificação da cardinalidade um para um. No lado direito deste ícone, tem-se uma seta em vermelho que aponta para um balão de mensagem, o qual possui o texto “Place a New 1:1 Non Identifying Relationship (Quick key - press 1)”. Fim da transcrição.

Ao passar o mouse pelo primeiro item, destacado em azul, uma caixa aparece informando que ele serve para criar um relacionamento não identificador com cardinalidade um para um (1:1)! Logo, nota-se que a mesma nomenclatura foi utilizada.

Ciro, espero ter ajudado com a explicação. Caso surja alguma dúvida durante os seus estudos, conte com o fórum.

Até mais!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.