1
resposta

Chaves primárias e estrangeiras MER aeroporto

Devo ter me perdido em alguma etapa e não compreendi o porque de em algumas tabelas como por exemplo ASSENTO e TRECHO_SOBREVOADO várias chaves estrangeiras são também chaves primárias nestas mesma tabelas. Até onde eu entendi, nas conexões do relacionamento, as chaves primárias de uma tabela devem ser chaves estrangeiras na outra, como por exemplo no relacionamento entre AEROPORTO e PODE_POUSAR, onde a chave primária de uma é chave estrangeira na outra. Não sei se consegui expressar minha dúvida de forma clara...

![](Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade )

1 resposta

Olá, Aldrin, tudo bem?

Peço desculpas pela demora no retorno.

Quando uma tabela não tem um atributo único que possa ser utilizado como chave primária, podemos utilizar os atributos vindos de outras tabelas, as chaves estrangeiras e torná-los chave primária desta tabela.

Como por exemplo, a entidade TARIFA. Está entidade tem dois atributos, quantidade e código, o atributo código pode ser utilizado como chave primária, porém, foi identificado que ele por si só, não consegue identificar unicamente os valores inseridos na entidade TAFIRA, com isso, foi utilizado o atributo numero, vindo do relacionamento com a entidade VOO, para formar uma chave primária composta.

Na prática a utilização da chave primária composta é similar a chave primária simples. Quando definimos um único campo como chave primária, especificamos que aquele campo não pode receber valores iguais. Quando definimos dois ou mais campos como chave primária, especificamos que a combinação dos valores inseridos nos campos não podem ser iguais.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só falar e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software