Olá, Airton! Tudo bem?
Entendo que você esteja curioso para saber mais sobre os tipos de Centrais de Serviços previstas no ITIL 4 e como eles se comparam à realidade do mercado. Infelizmente, não temos estatísticas específicas sobre a prevalência de cada tipo de central de serviços dentro e fora dos parâmetros do ITIL 4.
No entanto, posso te dizer que o ITIL 4 considera uma variedade de tipos de Centrais de Serviços, incluindo equipes virtuais, um mix entre tipos, equipes físicas centralizadas ou distribuídas e processos automatizados. Isso reflete a diversidade de abordagens que as organizações podem adotar para gerenciar seus serviços de TI, dependendo de suas necessidades específicas, recursos e objetivos.
Por exemplo, uma organização pode optar por uma equipe física centralizada se tiver uma grande concentração de funcionários em um local específico. Por outro lado, se a organização tiver uma força de trabalho distribuída geograficamente, pode ser mais eficiente ter uma equipe virtual ou distribuída. Além disso, à medida que a tecnologia avança, muitas organizações estão explorando o uso de processos automatizados para aumentar a eficiência e a consistência de seus serviços de TI.
Portanto, cada tipo de Central de Serviços tem seu lugar e pode ser a melhor escolha para uma organização, dependendo de seu contexto específico.
Bons estudos!