3
respostas

Células Vazias não identificadas como em branco

Importei os dados do meu ecommerce como .csv e algumas células que estão em branco não estão sendo identificadas quando marco para encontrar os valores em branco.

Gostaria de replicar os dados do cliente de um pedido para todos os produtos daquele pedido. Inicialmente, pensei em aplicar uma Macro que copiasse a célula abaixo e colasse em todas as células em branco, no entanto, algumas células não estão sendo identificadas como em branco.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeTambém tentei aplicar essa fórmula para todas as células de uma forma em que o valor apenas fosse alterado caso esse teste lógico fosse verdadeiro, mas não encontrei uma forma de manter o valor da célula caso a condição não fosse atendida.

Tentei utilizar, atavés do Visual Basic, o Trim, para limpar estas células e, posteriormente, aplicar a Macro, mas me deparei com o seguinte erro:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeComo posso fazer a limpeza dessas células, para deixá-las em branco? (Existe alguma forma de manter o valor das células caso um teste lógico seja identificado como falso?)

3 respostas

Fala João, tudo certo?

A formula SE já te dá a opção de definir um valor caso o teste seja falso.

=SE(TESTE_LOGICO;VALOR_SE_VERDADEIRO;VALOR_SE_FALSO)

No teu caso seria mais ou menor assim:

=SE($A3=$A2;C2;"Aqui é o Falso")

Em relação as celulas vazias o Trim retira espaços entre os valores, acredito que para deixar em branco deve ser outra abordagem.

Espero ter ajudado.

Abs.

Muito obrigado pela resposta, Eraldo.

Eu compreendo o funcionamento do valor falso na função se. Minha dúvida sobre essa aplicação é como manter o valor da célula caso o teste lógico seja falso. Ex:

=SE($A3=4A2;C2;C3)

Nesse caso, C3 seria a própria célula onde a fórmula está sendo aplicada, mas o excel não me permite usar a célula dentro dela mesma.

É possível fazer isto de outra forma na própria célula ou seria necessário iniciar em uma nova célula?

Muito obrigado por me explicar o funcionamento da função Trim, você sabe qual seria essa função para limpar as células neste caso?

Fala João...

Eu não conheço alguma automação para deixar as células em branco porém, quando selecionamos um intervalo e apertamos delete as celulas ficam vazias, certo?

Grava uma macro fazendo esse movimento e depois acessa o código dela no editor vba. Entende a lógica e faz as alterações que você queira... mudança de intervalo, por exemplo.

Sobre o valor padrão no falso do SE, você realmente não pode colocar que o valor seja a própria celula. Até porque ela é a própria função. ;D

Mas ali você pode colocar outra função para verificar e retornar o que quiser... inclusive você pode deixar um valor padrão para falso que irá se repetir para todas as células que você colocar essa formula.

Caso queira, pode explicar melhor qual o valor padrão que vc deseja que tentamos implementar juntos.

Abs.