Normalmente criamos caso de teste para testar as funcionalidades (resultados esperados). A minha dúvida: existe algum caso de teste onde descrevemos como validar o design de uma aplicação? Se os componentes seguem os padrões, fontes, etc.
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Normalmente criamos caso de teste para testar as funcionalidades (resultados esperados). A minha dúvida: existe algum caso de teste onde descrevemos como validar o design de uma aplicação? Se os componentes seguem os padrões, fontes, etc.
Oii, tudo bem?
Obrigada pela paciência em esperar um retorno :)
Sim, existe a possibilidade de criar casos de teste para validar o design de uma aplicação. Esses casos de teste podem se concentrar em aspectos visuais, como a conformidade com os padrões de design e estilo, a utilização de fontes corretas, a consistência de cores e outros elementos de design. Além disso, eles também podem incluir testes de usabilidade, como verificar se a navegação é intuitiva e se os elementos são fáceis de encontrar e usar. Em geral, a criação de casos de teste de design é uma boa prática para garantir a qualidade da aplicação e a satisfação do usuário.
Existe um tipo de teste conhecido como teste de interface do usuário (UI, na sigla em inglês) que pode ser usado para validar o design de uma aplicação. Este tipo de teste se concentra na aparência e funcionamento dos componentes de interface do usuário, incluindo a verificação de padrões, fontes, cores, layout, navegação e outros aspectos visuais e interativos.
Os casos de teste UI podem ser criados manualmente ou com o uso de ferramentas de automação de teste que possam capturar e reproduzir interações com a interface do usuário. É importante lembrar que o objetivo dos testes UI é garantir que a aparência e funcionamento da interface do usuário estejam de acordo com os requisitos e padrões definidos, e não apenas avaliar a estética do design.
Em caso de dúvidas, me coloco à disposição :)
Grande abraço e bons estudos!