1
resposta

Cardinalidade LIVRO - ESTOQUE esta correta?

Acho que a forma como as perguntas estão sendo feitas não esta muito didático e confunde. Além disso, o resultado do relacionamento entre LIVRO e ESTOQUE, pra mim, o certo seria LIVRO (1,N) - (0,1) ESTOQUE

Vou mostrar como eu fiz as perguntas para os 3 relacionamentos:

CLIENTE e PEDIDO:

  • Cliente pode existir sem um pedido? Nao: 1

  • Quantos clientes podem existir em um pedido? 1

    • CLIENTE (1,1)
  • Pedido pode existir sem um cliente? Nao :1

  • Quantos Pedidos podem existir em um cliente? N

    • PEDIDO (1,N)

LIVRO e EDITORA

  • Livro pode existir sem a Editora? Nao: 1

  • Quantos livros podem existir em uma Editora? N

    • LIVRO (1,N)
  • Editora pode existir sem um Livro? Nao: 1

  • Quantas Editoras podem existir em um Livro? 1

    • EDITORA (1,1)

LIVRO e ESTOQUE

  • Livro pode existir sem um Estoque? Nao: 1

  • Quantos livros podem existir em um Estoque? N

    • LIVRO (1,N)
  • Estoque pode existir sem um Livro? Sim: 0

  • Quantos Estoques podem existir para um Livro? 1

    • ESTOQUE (0,1)

Seguindo esta lógica, que achei mais fácil, para os dois primeiros relacionamentos bateu, mas para o terceiro entre LIVRO e ESTOQUE, entendo que o do instrutor esta errado. Podem validar por favor?

1 resposta

Oii Marcelo, tudo tranquilo? Espero que sim.

As cardinalidades entre livro-estoque na modelagem, está correta. Vamos analisar:

O que entra em questão é a regra de negócio. O professor fala que um pedido precisa ter um livro e esse livro está no estoque, porém é verdade que o estoque pode não ter o livro.

Vamos pensar nesse cenário:

Temos dois pedidos diferentes, ou seja, dois livros e só tinha um livro no estoque. O próximo pedido não vai dar certo, porque no estoque não tem aquele livro. Então o estoque pode existir sem o livro, por isso a cardinalidade mínima é 0.

Pensando no banco a lógica é que a tabela estoque armazene o livro, no caso o Cod_Livro, que é uma chave estrangeira para a tabela livros, e também a quantidade.

Aqui entra novamente a regra de negócio. O que ficou confuso, foi que ele saiu do mundo real que pensamos. Ele determinou que o pedido só pode ter um livro, mas sabemos que na realidade, podemos ter vários livros em um pedido (em um comércio real). O professor ligou com a parte de pedido, o ideal seria que focasse apenas em livro-estoque.

Independente se na realidade ou o que pensamos seja diferente, o correto é seguir as regras de negócios de quem solicitou o banco ou o sistema.

O professor poderia ter ilustrado melhor esse cenário, e esse assunto é um pouco delicado, acaba que a gente fica um pouco confuso mesmo.

Deixo esse link como referência, para que entenda melhor a modelagem.

Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software