Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Cardinalidade entre livro e item_pedido

Esta parte de cardinalidade não ficou tão clara para mim quando aplicamos este exemplo mais prático. Vi alguns exemplos com relações mais óbvias na internet como empregado e dependentes, médico e pacientes mas olhando para esta relação entre livro e itens pedido eu fiquei bem perdido. Para mim faz sentido que 1 livro possa ser 1 item de 1 pedido. Mas pode ser que este livro não exista como item de 1 pedido. Pensando por este ponto de vista, a relação seria item pedido (0,1) --------contém------ (1,1) livro. Eu realmente estou bem confuso com este assunto de cardinalidade pq me parece bastante relacionado às regras de negócio e ao mesmo tempo me parecem escolhas arbitrárias (no sentido de ter mais de uma resposta correta).

2 respostas
solução!

Welbert,

As "regras de negócio" são escolhas particulares de cada empresa de como serão administrados os dados deles, não existe "escolhas arbitrárias", as escolhas são necessidades de cada administrador de empresas, visões de negócio de cada pessoa. Depende demais dos objetivos-alvo de mercado de cada um.

O "Livro" é um bem de consumo como qualquer outro e por isso deve ser discriminado dentro da lista de itens adquiridos no "pedido", isso é chamado de "item de pedido".

ATENÇÃO: O "Livro" está relacionado com o "Item de Pedido" e NUNCA com o "Pedido" propriamente dito.

Um Livro pode se REPETIR em N (vários) vários pedidos, isso quer dizer que várias pessoas podem comprar 1-N (um ou mais) exemplares daquele Livro.

Agora... dentro de Item de Pedido dentro de um Pedido específico, o livro só pode existir uma vez (será totalizado no caso de compra de mais de um exemplar)... Embora isso NÃO acontece isso quando os produtos são passado com código de barra na esteira do caixa de um supermercado... ridículo não acha? Custa somar os produtos iguais e totalizar na nota fiscal?

Por favor, leia também:

==========================================================

Albert Eije Barreto Mouta

Apr 29, 2020 · 13 min read

Modelagem de Bancos de Dados sem Segredos — Parte 03

Vejamos como fica o diagrama do modelo proposto.

https://medium.com/@alberteije/modelagem-de-bancos-de-dados-sem-segredos-parte-03-810828faf93

==========================================================

Banco de Dados - SQL Server

O Modelo Relacional de Dados – Parte II

Na primeira parte deste artigo falei sobre Entidades (tabelas), Atributos (campos) e sobre o conceito de Chave Primária. Nesta segunda parte vou abordar os seguintes tópicos: Relacionamentos entre entidades (tabelas) – conceito e Relacionamentos entre entidades (tabelas) - tipos.

por Júlio Cesar Fabris Battisti

Na figura abaixo temos a representação dos dois relacionamentos Um para Vários, resultantes da quebra do relacionamento vários-para-vários:

http://www.linhadecodigo.com.br/artigo/122/o-modelo-relacional-de-dados-parte-ii.aspx

==========================================================

Entidades Fracas

Publicado 1 ano atrás, em 17/09/2021

https://cursos.alura.com.br/forum/topico-entidades-fracas-176299

==========================================================

Espero ter ajudado.

[]'s,

Fabio I.

Olá, Fábio. Somente para esclarecer, a parte em que as regras de negócio são atribuídas levando-se em consideração cada escopo ficou "BEM" clara já na aula. Quanto a isso, nenhuma dúvida sobre quais são as regras e como elas nascem. Como citado anteriormente, meu ponto é sobre eu não ter conseguido compreender de uma forma clara sobre a aplicação destas regras. Eu dei uma olhada em seu post deu uma clareada. Além disso vou dar uma olhada nos links de referência que você compartilhou. De qualquer forma, obrigado pela ajuda!

Abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software