1
resposta

Cardinalidade entre as entidades

Minha dúvida é bem semelhante à dúvida do Otavio já postada aqui no fórum. Pelo que pesquisei em outras fontes, a cardinalidade é representada ER relacionamento dessa maneira "trocada" que o professor explica no vídeo. A relação entre cliente-pedido é 1 para N: 1 cliente pode fazer N pedidos. E a relação pedido-cliente é 1 para 1: 1 pedido pode ser feito por somente 1 cliente. No entanto, ao representar essas cardinalidades no diagrama, posiciono "(1,N)" ao lado de pedido e "(1,1)" ao lado de cliente. Apesar de anti intuitivo, foi isso que eu entendi tanto do vídeo quanto de outras fontes da internet. No entanto, seguindo essa linha de raciocínio, o último exemplo de LIVRO-ESTOQUE estaria trocado na representação que o professor fez. Alguém com mais experiência poderia elucidar esse ponto?

1 resposta

Oii Bruna, tudo bom?

Então, vamos lá. O que o professor explicou no vídeo está correto, em relação a livro-estoque.

O que entra em questão é a regra de negócio. O que ficou confuso, foi que ele saiu do mundo real que pensamos. Ele determinou que o pedido só pode ter um livro, mas sabemos que na realidade, podemos ter vários livros em um pedido (em um comércio real). O professor ligou com a parte de pedido, o ideal seria que focasse apenas em livro-estoque.

Independente se na realidade ou o que pensamos seja diferente, o correto é seguir as regras de negócios de quem solicitou o banco ou o sistema.

Deixo esse link como referência, para que entenda melhor a modelagem.

Qualquer dúvida estou à disposição, tá bom? ^^