Meu canvas https://miro.com/app/board/o9J_lRkUimg=/
Olá Diego, tudo bem?
O seu Canvas MVP está muito legal e organizado! Parabéns!
MVP 1 = 7 de Valor e 5 de Esforço
MVP 2 = 5 de Valor e 4 de Esforço
MVP 3 = Não foi possível calcular o último MVP, pois haviam duas features que não estavam no Canvas de Esforço e Valor.
O seu Canvas está bem bacana, porém está precisando de um pouco mais de equilíbrio em questão de Valor e Esforço. Cuidado, pois a ideia é justamente deixar tudo bem equilibrado entre as sprints * e lançar o MVP o mais rápido possível, sem cansar muito a equipe e gerando valor para a empresa e para o usuário.
Outra dica: tente deixar indicado em qual sprint o MVP estará constituído, ou seja, em qual fase já teremos um app que terá as funcionalidades mínimas para que seja considerado um aplicativo para vagas de trabalho. Lembre-se que a ideia do MVP é colocar o app no mercado com as features mínimas necessárias e depois ir lançando as atualizações com as outras features planejadas pela equipe.
Outra coisinha para prestarmos atenção é em relação as features que não estão listadas no Canvas de Esforço e Valor, mas que estão no MVP Canvas. É importante que estejam no gráfico para sabermos o retorno que podem gerar e o esforço da equipe que será necessário para produzi-las =)
*período em que novas funcionalidades estão sendo produzidas e inseridas no app.
É isso Diogo! Qualquer dúvida estamos aqui!!
Até mais!!
Obrigado , Gabriela.
Eu comecei criar o projeto quando eu estava bem cru no que eu queria e me parece que para eu continuar o processo eu terei que fortalecer mais pois fiz tudo que foi pedido nas aulas mas parece que para quem tá ficando vago.
Nas aulas de persona pedia para colocar sentimentos e acaba que sentimentos não me ajuda nada no processo. A persona da minha usuária que procura vaga, por exemplo é extrovertida, não tem emprego mas essas informações não serviram para nada nos demais processos.
A Eloísa que ser referência em RH , se especializar mais em psicologia e não usei em nada porque os demais exercícios não pediram.
Eu fiz tudo errado até aqui?
Olá Diego!!
Então, é de extrema importância para nós sabermos quem é o nosso usuário por completo para que possamos direcionar melhor o nosso produto pensando neles, e não necessariamente em nós mesmos. Em resumo praticamos a empatia, nos colocamos no lugar deles, por isso se faz necessário conhecermos quem são essas pessoas, o que sentem, quais são seus sonhos, o que fazem e como se comportam. Tendo tudo isso em mente, "trazemos" essas pessoas para mais perto e podemos criar soluções melhores para o nosso app. Sem isso, acabaríamos por apenas fazer suposições que não seriam tão assertivas e que mais atrapalhariam do que ajudariam.
No caso do seu app, saber como as personas se sentiam e com o que trabalhavam te ajudou a compreender melhor o seu app e a criar funcionalidades que ajudariam nas dores desse público. Imagine você no lugar delas tendo que utilizar um app e não encontrado nada que te acrescentaria, você iria continuar a utilizar? Provavelmente não. Então esses questionamentos trazem mais humanidade para os serviços e fazem com que o usuário tenha uma boa experiência. Lembre-se que "experiência" é o que você sentiu em algum momento que você viveu, então se a pessoa se sentir bem usando um serviço, provavelmente dirá que teve uma boa experiência, mas se esse público se sentiu mal utilizando um serviço provavelmente dirá que sua experiência deixou a desejar.
Então você não fez errado em considerar todos os aspectos profissionais, pessoais e emocionais das suas personas para poder desenvolver seu produto. Você fez certo, pois o trabalho do UX Designer é justamente estudar e compreender como oferecer uma boa experiência para os usuários e como humanizar mais e mais produtos e serviços.
Então não se preocupe se você não utilizou necessariamente 100% das informações presentes, os produtos que desenvolvemos não serão solução para todas as dores do público. Mas compreender onde podemos ajudar com certeza já faz uma enorme diferença na vida dessas pessoas!
É isso Diego! Se quiser saber mais sobre assuntos assim, dá uma olhadinha nos artigos da Alura que pode ter alguns assuntos interessantes que podem te ajudar também =)
Até mais!!
Obrigado por ter me acompanhado até aqui. Eu entendi os conceitos, principalmente do entregável MVP. Só que eu acho que eu me perdi em alguns itens mas faz parte do aprendizado né? No começo eu achei que eu estava sozinho e sem feedback mas você me acompanhou até o final desse curso de estratégia. Obrigado.
Olá Diego!
Pode ter certeza que faz parte do processo sim! Cada um tem um ritmo de aprendizagem único e estamos aqui para ajudar em todos os casos!
Ficamos alegres em saber que pudemos ajudar!
Precisando, pode contar conosco =)
Até mais e ótimos estudos!