Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Camada Service

Professor, estava fazendo uma pesquisa e vi que não é uma boa pratica ter o repository que seria nossa camada de persistência no controller, pois não é uma responsabilidade dele. Utiliza-se então a camada service para ficar responsável em chamar o repository para fazer as operações.

Isso esta correto mesmo? Poderia fazer um service no curso, acho que ia agregar bastante. Abraço

4 respostas

Oi Daniel,

Isso mesmo! Normalmente se utiliza uma camada de serviço no meio, entre o controller e o repository, na qual ficam as regras de negócio e chamada ao repository para persistir/recuperar os dados do banco.

No curso eu deixei no controller por ser mais fácil e com isso não tirar o foco do Spring Boot em si.

Bons estudos!

Entendi professor Então o recomendado sempre usar o service entre o controller e o repository em uma plicação real digamos assim? Isso é mais uma questão de boas praticas mesmo ou interfere em alguma coisa relacionada a permanece e tal. Se eu fosse criar uma aplicação real por exemplo, isso impactaria em algo?

solução!

Daniel,

É questão de boas práticas mesmo. Essa camada de service não chega a gerar impactos significativos na performance da aplicação. Pode utilizar pois isso é o mais comum nos projetos.

Eu só não gosto da camada service quando não tem nenhuma lógica e ela acaba apenas tendo o código que chama o repository. Prefiro nesses casos chamar o repository direto no controller, ao invés de ter uma camada que apenas delega as chamadas para a camada do repository.

Bons estudos!

Massa professor Perfeito Obrigado pelas dicas!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software