1
resposta

Calcular percentual de dados em coluna única

Preciso calcular o percentual de cancelamentos num universo de vendas, porém o volume total está numa única coluna (exemplo abaixo). De que forma, com uma expressão DAX, posso encontrar o percentual de cancelamento (Cancelados / Total de Pedido)? No caso abaixo esse valor seria de 30%. Quero entender como calcular a soma de um indicador aplicando filtros a ele e, após isso, calcular o percentual desse indicador dentro de um universo.

Pedido / Status / Qtde

Abc / Aberto / 7

Gst / Cancelado / 3

1 resposta

Boa Noite!

Caio, se entendi o que você precisa, seria saber o % de Cancelamentos em cima de todos os pedidos da sua tabela. Se sua Tabela, e uma tabela de Cancelamento, e você quer analisar % de Cancelamentos por Estados no Brasil, eu faria assim, existem um modelo mais direto, e outro modelo que você criaria a medida contando a quantidades de cancelamentos por numero de pedidos, e depois dividiria pelo total da mesma.

Qtd_Cancelamentos = distinctcount(Tabela_Cancelamentos[numero_pedido]) ----Aqui você conta os números de pedidos, e remove os duplicados. Total_Cancelamentos = Calculate(distinctcount(Tabela_Cancelamentos[numero_pedido]), All(Tabela_Cancelamentos)) -- -- Aqui você conta os números de pedidos distintos, e remove os filtros . Agora use a Função "Divide" para fazer a divisão, e tratar valores do tipo 0:

% Cancelamentos = Divide(Qtd_Cancelamentos , Total_Cancelamentos)

Pronto, veja se funciona.

Abs