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burndown release

para fazer um burndown da release eu preciso saber o tamanho da release em pontod de historia. e se n tenho tds as hist escritas? ou nem tds estao votadas? como fazer para dizer "qnd isso termina"?

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Amanda, tudo bom?

O Burndown Chart é um artefato alternativo no Scrum, e veja como ele é citado no Scrum Guide:

"Várias práticas para prever tendências foram usadas para prever o progresso, tais como burndowns, burn-ups, ou fluxos cumulativos. Estas tem se provado úteis. Contudo, não substituem a importância do empirismo. Em ambientes complexos, o que acontecerá é desconhecido. Somente o que já acorreu pode ser usado para uma tomada de decisão a respeito do que virá."

O que isso significa? É uma estimativa, como você mesmo disse nem todas as histórias estarão prontas para que tenhamos uma certeza sobre os Story Points delas. Ou seja, não teremos uma certeza e tudo bem pq estamos trabalhando com projetos complexos.

Mas as organizações precisam saber, mesmo que uma estimativa, do custo e do tempo que vamos levar para finalizar isso. Como dito no Scrum Guide vamos, por empirismo, pegar as histórias (ou mesmo Épicos) existentes e usando a experiência da equipe vamos ESTIMAR (vou dar destaque para isso) o esforço para entrega da release (geralmente a primeira é um MVP do produto) e é essa medida que vamos usar.

Veja, isso foi estimado no início do projeto e pode mudar. Conforme experiência da equipe, o tal empirismo, o erro será cada vez menor. Por exemplo, se falamos que o release terá 200 pontos e mais para frente descobrimos que ele tem 210, OK! Afinal, era uma estimativa e o erro foi pequeno. Mas se falarmos que a release tem 100 pontos e no final ter 200, significa que a equipe estimou mal, que ainda não está madura e precisa trabalhar mais as suas estimativas.

Muito obrigada pela resposta, Ronald! Só continuando seu raciocínio do último e exemplo: se o time estimar 100 e no fim a release era 200, pode significar q o time estimou errado, não estava maduro, mas tb pode significar que não tínhamos informações suficientes de negócios e/ou técnicas no início, ne? E fomos descobrindo essas questões do decorrer do release, vc concorda q eh um cenário Possível (e eu diria q bastante comum)?

Sim, correto. Bem pontuado, apesar disso não refletir uma questão de "de quem é a culpa?" o cliente também deve estar ciente de que se pediu uma bicicleta e no fim queria um carro isso vai aumentar a complexidade e por consequência a diferença entre a estimativa e a realidade.

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