Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

[Bug] Problemas com o terminal

Pessoal, estou travado aqui por conta desse erro.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeFica dando esse erro de execução de script e por isso não estou conseguindo fazer instalação e import de uma parte importante do curso. Pesquisei e não encontrei solução.

2 respostas
solução!

Olá Matheus, tudo bem com você?

O erro que está sendo apresentado está informando que o PowerShell está com a execução de script desabilitada. Usando o terminal aberto no Pycharm estamos fazendo o uso do PowerShell.

Será necessário realizar a liberação de execução de script no PowerShell, para isso basta seguir os passos abaixo:

  • Feche o Pycharm.

  • Usando o campo de pesquisa do Windows, digite PowerShell e clique no primeiro resultado com o botão direito e clique em executar como Administrador.

  • Caso apareça uma janela com a seguinte mensagem “Deseja permitir que esse aplicativo faça alterações no seu dispositivo?”; clique em Sim.

    Início da transcrição. Imagem do menu pesquisar do windows 10, menu em cores cinza e com três destaques usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está na caixa de pesquisa, na parte inferior da imagem, na caixa de pesquisa está escrito PowerShell; o segundo destaque está na parte superior esquerda da imagem destacando o programa PowerShell, o terceiro destaque é para o menu de contexto do programa, está destacado a opção Executar como Administrador. Final da transcrição.

  • No terminal PowerShell digite o seguinte comando e pressione enter:

      Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser
  • Será perguntado se deseja aceitar as mudanças, digite s e pressione enter para confirmar.

    Início da transcrição. Imagem do prompt de comando do PowerShell, imagem com fundo azul, possui dois destaques realizados usando retângulos vermelhos, o primeiro destaque está no comando “Set-ExecutionPolicy -ExecutionPolicy Unrestricted -Scope CurrentUser” digitado pelo usuário e o segundo destaque está na letra “s” digitada pelo usuário após executar o primeiro comando. Final da transcrição.

Seguindo os passos acima será liberado a permissão para a execução de scripts no PowerShell. Basta abrir o Pycharm e realizar uma nova execução dos comandos usados na aula.

Lembre-se que pode contar sempre com o fórum Alura, seja para tirar suas dúvidas ou para compartilhar o seu desenvolvimento.

Fico à disposição.

Abraços e bons estudos.

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Olá amigos,

Estava tendo problemas justamente nessa parte de entrar no PowerShell e mudar a política de segurança por conta das configurações do meu perfil.

Eu não estava executando o comando com perfil de "administrador" e sim com perfil de "usuário padrão". Isso fez com que independente de quantas vezes eu digitasse o mesmo comando, nada acontecia - já que como "usuário padrão" o sistema não aceitava nada que fosse digitado MESMO após clicar em "executar como administrador".

No meu caso, a solução foi entrar em um perfil de administrador, alterar o meu perfil pessoal de "padrão" para o de "administrador" e depois entrar de novo pelo meu perfil pessoal executando os comandos no PowerShell sem precisar pedir para "executar como administrador" - já que o meu perfil já constava como administrador.

Reiniciando o PyCharm e entrando no terminal, a frase de erro desapareceu. Sendo agora possível realizar a instalação.

Espero ter ajudado!! ; )

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software