Boa tarde, camaradas!
Estou tentando criar um jogo com base no Jogo do Número Secreto, mas utilizando palavras ao invés de números, mas não estou conseguindo um bom resultado.
Quando tento um chute, a página exibe apenas a dica de "o livro vem depois de seu chute". A dica "o livro vem antes de seu chute" e "Acertou! Você descobriu o livro da Bíblia com x tentativas" nunca são exibidas.
Também estou tendo problemas para que a janela de ativação do áudio para uso da função resposiveVoice seja habilitada.
Se puderem me dar uma ajudinha!
//declaração das variáveis
let listaDeLivrosDaBiblia = ['Gênesis', 'Êxodo', 'Levítico', 'Números', 'Deuteronômio', 'Josué', 'Juízes', 'Rute', '1 Samuel', '2 Samuel', '1 Reis', '2 Reis', '1 Crônicas', '2 Crônicas', 'Esdras', 'Neemias', 'Ester', 'Jó', 'Salmos', 'Provérbios', 'Eclesiastes', 'Cantares de Salomão', 'Isaías', 'Jeremias', 'Lamentações', 'Ezequiel', 'Daniel', 'Oséias', 'Joel', 'Amós', 'Obadias', 'Jonas', 'Miquéias', 'Naum', 'Habacuque', 'Sofonias', 'Ageu', 'Zacarias', 'Malaquias', 'Mateus', 'Marcos', 'Lucas', 'João', 'Atos dos Apóstolos', 'Romanos', '1 Coríntios', '2 Coríntios', 'Gálatas', 'Efésios', 'Filipenses', 'Colossenses', '1 Tessalonicenses', '2 Tessalonicenses', '1 Timóteo', '2 Timóteo', 'Tito', 'Filêmon', 'Hebreus', 'Tiago', '1 Pedro', '2 Pedro', '1 João', '2 João', '3 João', 'Judas', 'Apocalipse'];
let palavraSorteada = listaDeLivrosDaBiblia[Math.floor(Math.random() * listaDeLivrosDaBiblia.length)];
let tentativas = 1;
let chutesDoUsuario = [];
function exibirTextoNaTela(tag, texto) {
let campo = document.querySelector(tag);
campo.innerHTML = texto;
responsiveVoice.speak(texto, 'Brazilian Portuguese Male', {rate: 1.5});
}
function exibirMensagemInicial() {
exibirTextoNaTela('h1', 'Jogo do livro da Bíblia');
exibirTextoNaTela('p', 'Escolha um entre os 66 livros da Bíblia');
}
exibirMensagemInicial();
function verificarChute() {
let chute = document.querySelector('input').value;
chutesDoUsuario.push(chute); //adiciona o chute do usuário ao array de chutes
if (chute === palavraSorteada) {
exibirTextoNaTela('h1', 'Acertou!');
let palavraTentativa = tentativas > 1 ? 'tentativas' : 'tentativa';
let mensagemTentativas = `Você descobriu o livro da Bíblia com ${tentativas} ${palavraTentativa}`;
exibirTextoNaTela('p', mensagemTentativas);
document.getElementById('reiniciar').removeAttribute('disabled');
} else {
let comparacao = chute.localeCompare(palavraSorteada, 'pt-br', { sensitivity: 'base' });
if (comparacao > 0) {
exibirTextoNaTela('p', 'O livro da Bíblia vem antes de seu chute');
} else {
exibirTextoNaTela('p', 'O livro da Bíblia vem depois de seu chute');
}
tentativas++;
}
}
function gerarLivroAleatorio() {
palavraSorteada = listaDeLivrosDaBiblia[Math.floor(Math.random() * listaDeLivrosDaBiblia.length)]
}
function limparCampo() {
let campo = document.querySelector('input');
campo.value = '';
}
function reiniciarJogo() {
gerarLivroAleatorio();
limparCampo();
tentativas = 1;
exibirMensagemInicial();
document.getElementById('reiniciar').setAttribute('disabled', true);
}