esta dando este problema
Meu codigos estão assim
os codigos estão basicamente iguais os da aula, não sei como resolver este problema
esta dando este problema
Meu codigos estão assim
os codigos estão basicamente iguais os da aula, não sei como resolver este problema
Olá, Matheus.
Tudo bem?
Pelas imagens e o contexto da aula, parece que o erro que você está encontrando está relacionado à função Get-FileSHA1
. A exceção menciona que a matriz (ou array) não pode ser nula ao chamar o método GetBytes
. Isso geralmente indica que o conteúdo do arquivo que você está tentando processar é nulo ou vazio.
Na função Get-FileSHA1
, você está usando Get-Content
para ler o conteúdo do arquivo e depois tenta obter os bytes desse conteúdo. Se o arquivo estiver vazio ou por algum motivo o Get-Content
não estiver lendo o arquivo corretamente, $fileContent
será nulo e causará o erro ao tentar usar GetBytes
nele.
Para resolver isso, você pode adicionar uma verificação para garantir que o conteúdo do arquivo não é nulo antes de prosseguir com a conversão para bytes. Aqui está um exemplo de como você pode modificar a função Get-FileSHA1
para incluir essa verificação:
function Get-FileSHA1 ($filePath) {
$fileContent = Get-Content $filePath
if ($fileContent -eq $null) {
Write-Host "O conteúdo do arquivo $filePath é nulo."
return $null
}
$fileBytes = [System.Text.Encoding]::UTF8.GetBytes($fileContent)
$sha1 = New-Object System.Security.Cryptography.SHA1Managed
$hash = $sha1.ComputeHash($fileBytes)
$prettyHashSB = New-Object System.Text.StringBuilder
foreach ($byte in $hash) {
$hexNotation = $byte.ToString("x2")
$prettyHashSB.Append($hexNotation) > $null
}
$prettyHashSB.ToString()
}
Essa alteração irá parar a execução da função e informar no console se o conteúdo do arquivo for nulo, evitando assim a exceção.
Além disso, certifique-se de que os arquivos que você está tentando processar existem e não estão vazios. Se o problema persistir, pode ser útil verificar as permissões dos arquivos e se o caminho está correto.
Espero ter ajudado. Qualquer dúvida manda aqui. Bons estudos.