Estava testanto o jogo para verificar a probabilidade de marcar pontos no oponente e não movi minha raquete. O que observei é que, quando não faço nenhum movimento desde o inicio do jogo, na quarta vez que a bolinha vem para meu lado ela entra por baixo e fica fora de vista, até somar 98 pontos ao oponente e voltar ao jogo! Seria algo que coloquei erroneamente no jogo ou não tem correção, foi apenas um bug que sim, pode mesmo acontecer, não tendo como evitar?
//variáveis bolinha
let xBolinha = 300;
let yBolinha = 200;
let diametro = 15;
let raio = diametro / 2;
// variáveis velocidade bolinha
let velocidadeXBolinha = 5;
let velocidadeYBolinha = 5;
//variáveis raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
//variáveis do oponente
let xRaqueteOponente = 585;
let yRaqueteOponente = 150;
let velocidadeYOponente;
//Ler pontos
let meusPontos = 0;
let pontosDoOponente = 0;
function setup() {
createCanvas(600, 400);
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisãoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete();
movimentaRaqueteOponente();
mostraRaquete(xRaqueteOponente, yRaqueteOponente);
verificaColisaoRaqueteOponente();
incluiPlacar();
marcaPonto();
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisãoBorda(){
if (xBolinha + raio > width || xBolinha - raio < 0) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio > height || yBolinha - raio < 0) {
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function mostraRaquete(x, y) {
rect(x, y, raqueteComprimento, raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if(keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)) {
yRaquete += 10;
}
}
function verificaColisaoRaquete() {
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento
&& yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaquete) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function movimentaRaqueteOponente() {
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteOponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteOponente += velocidadeYOponente
}
function verificaColisaoRaqueteOponente() {
if (xBolinha + raio > xRaqueteOponente
&& yBolinha - raio < yRaqueteOponente + raqueteAltura
&& yBolinha + raio > yRaqueteOponente) {
velocidadeXBolinha *= -1;
}
}
function incluiPlacar() {
fill(255);
text(meusPontos, 278, 26);
text(pontosDoOponente, 321, 26);
}
function marcaPonto() {
if (xBolinha > 590) {
meusPontos += 1;
}
if (xBolinha < 10) {
pontosDoOponente += 1;
}
}