bom dia. depois que adicionei a funcao chance de errar, a raquete do oponente começou a apresentar problemas graficos como se estivesse sumindo
bom dia. depois que adicionei a funcao chance de errar, a raquete do oponente começou a apresentar problemas graficos como se estivesse sumindo
Olá Murilo!
Para resolvermos isso basta alterar a sua função, movimentaRaqueteoponente retirando alguns comandos como o constrain, que fica renderizando a raqueta a cada execução da função, dando esse efeito "fantasma", seu código deve ficar assim:
function movimentaRaqueteoponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteoponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteoponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
Quando mudarmos, esses valores a bolinha vai ter seu ponto de saída junto com o da raquete gerando um bug, para reparar esse bug basta aumentar o xBolinha, para o valor 500, seu código completo fica assim:
//variáveis da bolinha
let xBolinha = 500;
let yBolinha = 200;
let diametro = 13;
let raio = diametro / 2 ;
//velocidade da bolinha
let velocidadeXBolinha = 3;
let velocidadeYBolinha = 3;
//variáveis da raquete
let xRaquete = 5;
let yRaquete = 150;
let raqueteComprimento = 10;
let raqueteAltura = 90;
let colidiu = false;
///variáveis da raquete oponente
let xRaqueteoponente = 585;
let yRaqueteoponente = 150;
let velocidadeYOponente;
// placar do jogo
let meusPontos = 0;
let pontosOponente = 0;
let pontoMarcado = false
// placar do jogo
let raquetada;
let ponto;
let trilha;
//chance de errar;
let chanceDeErrar = 0
function preload(){
trilha = loadSound("trilha.mp3")
ponto = loadSound("ponto.mp3")
raquetada= loadSound("raquetada.mp3")
}
function setup() {
createCanvas(600, 400);
trilha.loop();
}
function draw() {
background(0);
mostraBolinha();
movimentaBolinha();
verificaColisaoBorda();
mostraRaquete(xRaquete, yRaquete);
movimentaMinhaRaquete();
verificaColisaoRaquete(xRaquete, yRaquete);
mostraRaquete(xRaqueteoponente, yRaqueteoponente)
movimentaRaqueteoponente()
verificaColisaoRaquete(xRaqueteoponente,yRaqueteoponente)
incluiplacar()
marcaPonto ()
}
function mostraBolinha(){
circle(xBolinha, yBolinha, diametro);
}
function movimentaBolinha(){
xBolinha += velocidadeXBolinha;
yBolinha += velocidadeYBolinha;
}
function verificaColisaoBorda(){
if (xBolinha + raio> width ||
xBolinha - raio< 0){
velocidadeXBolinha *= -1;
}
if (yBolinha + raio> height ||
yBolinha - raio < 0){
velocidadeYBolinha *= -1;
}
}
function bolinhaNaoFicaPresa(){
if (XBolinha - raio < 0){
XBolinha = 23
}
}
function mostraRaquete(x , y){
rect(x, y, raqueteComprimento,
raqueteAltura);
}
function movimentaMinhaRaquete(){
if (keyIsDown(UP_ARROW)){
yRaquete -= 10;
}
if (keyIsDown(DOWN_ARROW)){
yRaquete += 10;}
yRaquete = constrain(yRaquete, 10, 300);
}
function verificaColisaoRaquete(){
if (xBolinha - raio < xRaquete + raqueteComprimento &&
yBolinha - raio < yRaquete + raqueteAltura &&
yBolinha + raio > yRaquete){
velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play()}
}
function verificaColisaoRaquete(x, y){
colidiu =
collideRectCircle(x, y, raqueteComprimento,raqueteAltura, xBolinha, yBolinha, raio);
if (colidiu){velocidadeXBolinha *= -1;
raquetada.play(
)}
}
function calculaChanceDeErrar() {
if (pontosOponente >= meusPontos) {
chanceDeErrar += 1
if (chanceDeErrar >= 39){
chanceDeErrar = 40
}
} else {
chanceDeErrar -= 1
if (chanceDeErrar <= 35){
chanceDeErrar = 35
}
}
}
function movimentaRaqueteoponente(){
velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteoponente - raqueteComprimento / 2 - 30;
yRaqueteoponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar
calculaChanceDeErrar()
}
function incluiplacar(){
stroke (255)
textAlign (CENTER)
textSize (16)
fill (color(255, 140 , 0))
rect (150, 10,40, 20);
fill (255)
text (meusPontos, 170, 26 )
fill (color(255, 140 , 0))
rect (450, 10,40, 20)
fill (255)
text (pontosOponente , 470 , 26)
}
function marcaPonto(){
if (xBolinha > 590 && !pontoMarcado) {
meusPontos += 1;
ponto.play()
pontoMarcado = true;
}
if (xBolinha < 10 && !pontoMarcado) {
pontosOponente += 1;
ponto.play()
pontoMarcado = true;
}
if (xBolinha > 10 && xBolinha < 590) {
pontoMarcado = false;
}
}
Espero ter ajudado e reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Consegui resolver apenas mudando de posição o funcão constrain
function movimentaRaqueteoponente(){ velocidadeYOponente = yBolinha - yRaqueteoponente - raqueteComprimento / 2 - 30; yRaqueteoponente += velocidadeYOponente; yRaqueteoponente += velocidadeYOponente + chanceDeErrar calculaChanceDeErrar() yRaqueteoponente = constrain (yRaqueteoponente, 10, 300); }