Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] Falha na conexão entre planilha e Visual Studio.

No curso de Data Lake e Integration Services: construindo e carregando as dimensões, no módulo 4 aula 1, o instrutor realiza uma conexão ente o arquivo origem proveniente da planilha ja fornecida por ele do Exel, porém ao seguir os passos do instrutor me deparo com um erro de falha de conexãoimagem que retrata o erro cujo diz que nao foi possível recuperar as informações da tabela para o gerenciador de conexões "Conexão com o arquivo CADASTRO DE CLIENTES XLSX" .

No entanto penso que esse erro pode ser por incompatibilidade diante da planilha do Excel, pois ao realizar a conexão o gerenciador pede para eu colocar a versão do Excel ao qual a planilha é, mas dentre as opções não existe a opção Excel 2019(que a versão que estou utilizando),sendo a opção mais recente disponível o Excel 2016, acho que a conexão do instrutor só deu certo pois o curso foi gravado em 2018, portanto ele utilizava o Excel 2016.

Imagem que retrata a falta compatibilidade com o Excel 2019

Pode não ser isso porém não achei outra explicação.

Aguardo Retorno. Paulo Assis

3 respostas

Ei, Paulo! Tudo bem?

Esse erro pode ser por causa da versão, sim. Pois a versão que está usando é a 2019, mas o gerenciador de conexões no SSIS que você está utilizando só suporta até o Excel 2016, como indicado nas opções disponíveis.

O SSIS usa drivers específicos, como o Microsoft ACE OLE DB Provider, para conectar-se a arquivos do Excel, mas eles suportam apenas versões específicas. Como você usa o Excel 2019, o driver atual pode não ler o arquivo corretamente, mesmo selecionando Excel 2016.

Encaminharei o seu feedback para a equipe responsável poder analisar para considerar melhorias no conteúdo.

Enquanto isso, recomendo que teste uma solução alternativa, que é salvar o arquivo Excel em um formato compatível:

• Abra a planilha "CADASTRO DE CLIENTES.xlsx";
  • Vá em Arquivo > Salvar Como;
  • Escolha o formato "Pasta de Trabalho do Excel 97-2003 (.xls)";
  • Salve o arquivo com um novo nome para não confundir;
  • No Visual Basic, ajuste o gerenciador de conexões para apontar para esse novo arquivo e selecione a versão correspondente (ex.: Excel 97-2003 ou Excel 2016).

Na janela de gerenciamento de conexões, revise tudo:

• Que o caminho do arquivo Excel está correto ("C:\FONTES_DATA\DIMENSOES\CLIENTE\IN\CADASTRO DE CLIENTES.xlsx")
  • Altere a versão do Excel no campo "Versão do Excel" para a mais próxima (Excel 2016) e teste a conexão novamente.

Espero que essa sugestão seja um bom ponto de partida. E peço que reforce o seu feedback no formulário disponível após finalizar o curso.

Caso tenha outras dúvidas, conte conosco no fórum.

Até mais, Paulo!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!

Oii, Nathalia tudo bem?? Obrigado pelo retorno primeiramente, já tinha tentado fazer essa troca de versão manual anteriormente antes de vc orientar, porém tentei de novo conforme vc instruiu, e novamente ao tentar configurar a conexão aparece um erro em que não mostra nenhuma tabela da planilha em que posso realizar essa conexão.Conforme a imagem abaixoInsira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade (eu já tentei conectar tanto no Excel 97-2003 quanto no 2016), (o caminho do arquivo já conferi muitas vzs tbm) (além de ter mudado o formato do Excel é claro rs)

Penso agora que pode ser algum problema de permissão ou algo assim. Mas acho que em vez de realizar a conexão do arquivo origem por meio do Excel, eu poderia conectar via arquivo simples(CSV), só n sei como, vc tem alguma ideia de como posso fazer isso? Ou alguma outra solução?

Obrigado, e Aguardo retorno Novamente. Paulo Assis

solução!

Ei, Paulo! Tudo bem?

Peço desculpas pela demora do retorno, estávamos pesquisando mais sobre o erro que você está tendo para te trazer uma devolutiva adequada.

Por aqui, encontramos que esse erro vai persistir em qualquer importação porque a maioria dos computadores são 64 bis e temos, por exemplo, o Office drivers que são instalados do Excel quando colocamos o Office 64 bits. Porém, o informaton service, tenta buscar um driver de conexão 32 bits e esse driver não está instalado na máquina.

Sendo assim, recomendo que entre nessa página de downalod para instalar este componente de 32 bits. Aceite a licença e clique em next até instalar. Abra o projeto no SISS novamente e repita os passos da importação da planilha no Excel que você tem mesmo.

Nessa aula a partir do minuto 9:54 tem os passos da instalação que você pode acompanhar enquanto faz a sua.

Com esse componente instalado, a conexão será feita sem mais problemas!

Estou na torcida para dar certinho aí também e conte sempre conosco aqui no fórum.

Abraço, Paulo!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado!