Há um erro conceitual nessa aula. Na função Column() não existe o índice zero. Na aula, a função "Column(1)" está explicada assim:
[05:12] Eu estou me referindo ao valor que se encontra na coluna 1 da tabela. A coluna 1 é a segunda coluna. Então se eu aplicar, note que agora, o que eu tenho na tabela, é que o valor da coluna “Venda Ano Anterior”, está igual ao valor da coluna “Quantidade Vendida”.
[05:38] A coluna 1 é a “Quantidade Vendida”, a coluna 0 é a “Mês e Ano”.
Essa explicação me levou a confundir o índice da função Column() com o da RowNo(), ou seja, zero significa o primeiro elemento do grid (coluna ou linha, respectivamente) o 1 significaria o segundo elemento e assim por diante.
Isso me levou a errar o exercício proposto logo em seguida, apontando "País" como resultado de Column(1), pois era a segunda coluna. A correção da atividade explica que Column(1) se refere à primeira coluna que contenha valores. Fiz alguns testes e descobri que o índice se aplica à sequência de colunas que contenham MEDIDA dos itens mestres ou resultado agregado de campos das tabelas.
Índice zero, ou relativo à própria posição da fórmula na tabela (recursivo, ou seja, a quinta coluna de valores tem fórmula "Column(5)"), ou apontando para uma coluna que (ainda) não exista, retorna null. Interessante notar que se for incluída uma coluna a fórmula se ajusta para conter a que não existia. P.ex. apontei Column(6) numa tabela com 5 colunas - essa era a quinta - e retornou nulo. Quando incluí a sexta coluna o valor da quinta obviamente se atualizou para conter o da sexta.
Mas fica a dica para o EXCELENTE instrutor Victorino Vila: tem um errinho aí, que não desmerece em nada o conjunto da obra: muito bons esses cursos da formação Qlik. Show de bola!