Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

[Bug] (Bug) Exercício difere do que foi ensinado

Achei bem estranho o resultado do exercício em comparação ao que foi ensinado em aula, além de ter outros tópicos abertos relatando o mesmo problema. Imagem do exercício, mostrando o resultado como questão A e C . Caso eu esteja me equivocando, por favor me de uma explicação. Obrigado

3 respostas
solução!

Olá, Diego, tudo bem?

As cardinalidades no modelo físico sempre serão postas na extremidade oposta, próxima à tabela em que faz relação.

Analisando a tabela da atividade, podemos ler que em um estoque eu posso ter no mínimo 1 e no máximo N produtos. Já um produto pode não existir no estoque (0) e estar no máximo em um único estoque (1).

Captura de tela do power architect. Nela há a tabela PRODUTO se relaciona com ESTOQUE, há uma seta próximo à tabela estoque apontando para um símbolo próximo à tabela PRODUTO, com valor (1, N), ambos com cor vermelha. A uma seta lilás, apontando para o símbolo próximo a tabela ESTOQUE com valor (0,1)

Deixo como recomendação a leitura deste tópico : Cardinalidade entre PRODUTO e ESTOQUE onde aborda com detalhe a evolução da cardinalidade do modelo conceitual ao físico tomando como exemplo a relação Livro-Estoque utilizado no curso.

Espero ter ajudado.

Caso surja dúvida, fico à disposição.

Grande abraço e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Boa Tarde. Eu entendi, eu inverti tudo ali, obrigado pela explicação.

Concordo com a explicação e acrescento um detalhe que o professor ensina bem no começo da explicação de "cardinalidade".

Obs. (conceito matemático importante): Na matemática, a cardinalidade de um conjunto é uma medida do "número de elementos do conjunto". Por exemplo, o conjunto A={2,4,6} contém 3 elementos e por isso possui cardinalidade 3. Fonte: Wikipédia

Podemos trocar a palavra cardinalidade por "ligações com outras entidades". <---//Explicação do professor

Ou melhor dizendo, ligações possíveis com instâncias da outra entidade.

Exemplo: "Um" "Cliente" pode estar ligado a quantas instâncias de "Pedidos"? Resposta: Muitas. Que é o mesmo que dizer, temos "N" Pedidos.

Outro exemplo: Saindo de "Cliente" quantas ligações possíveis teremos dentro da tabela de "Pedidos"?

Assim temos uma forma mais didática de imaginar o que representa a cardinalidade. E, porque a indicação de cardinalidade fica representada do lado oposto da "linha" de ligação.

Espero ter colaborado. Pois foi minha maneira dar sentido aos símbolos apresentados.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software