8
respostas

Braço rotaciona ao mover personagem

Em Animation > Pose mode, selecionando o bone root, através do seu controle, e após mover pouco em Z para cima, os braços do personagem rotacionam. Após mover em Z para baixo, isso não acontece. A imagem abaixo mostra a posição inicial e a posição em que o braço rotaciona. Poderiam me dizer como posso resolver?

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

8 respostas

Olá, tudo bem.

Eu acredito que pode ser a questão da pintura de peso, que esta afetando outra parte do braço e por isso existe esta quebra.

Ou pode ser que o osso criado criou uma tensão por conta que ele esta levemente dobrado.

Você consegue compartilhar o arquivo aberto aqui, para eu ver se consigo abrir e ver o que pode estar acontecendo =D

Olá, professor. Obrigado pela brevidade na resposta.

Realmente, estava pensando em recriar os braços (ossos), mas não sei como evitaria a rotação tanto no caso de impacto na pintura de peso, quanto na recriação dos braços (ossos). Acho estranho também que, quando movo o personagem para baixo (usando o bone root), os braços não se mantêm na horizontal. Eles vão se elevando, apesar de não rotacionarem. Agradeço se puder avaliar meu modelo.

Segue link do zip com o arquivo Blender e uma subpasta com a textura.

Meu modelo

Bom dia =D

Eu sempre me perco com bones, é incrível, é por isso que existem profissionais especializados para este trabalho no dia a dia de estudios de 3D e games.

Olha eu vi o modelo e acho que achei o que aconteceu.

Você aplicou a IK (INVERT KINEMATIC) no bone do punho, e na verdade a IK tem que ser aplicada no braço, por que é o final do braço (junção do braço com o punho) quem vai definir este movimento de acompanhar o cotovelo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEntão tenta fazer o seguinte:

Ir no pose mode Selecionar o Punho, que esta com o controlador circular já Ir nos IK e remover o efeito de IK dele Selecionar o braço Aplicar o IK Aplicar da mesma forma - BRAÇO IK e o pole sendo o ANTEBRAÇO IK E mudar o CHAIN LENGHT para 3 para ele pegar os 3 ossos do movimento

Assim acredito que vá ajustar todos os probleas, e você vai conseguir definir as poses e pintura de peso =D

Deu para entender? ^^

Obrigado Professor,

Entendi suas indicações, e acho que consegui aplicá-las. No caso do meu modelo, tive que alterar também o pole angle para 90º dos bones braco_R e braco_L. Agora os braços não rotacionam quando movo o personagem para cima.

Segue link do modelo alterado. Consegui aplicar influência no "avental" com a pintura de peso referente aos bones coxa_R e coxa_L. Falta alterar a pintura de peso na "gola" e no cinto. Meus novos desafios.

Meu Modelo

Mais uma vez, obrigado.

Olá novamente =D

Eu abri aqui os arquivos e esta certinho mesmo, é até gratificante ficar fazendo ele se mexer hahahaha fiquei brincando um pouco.

E com relação a pintura de peso é isso mesmo, é sempre um desafio, não só para você mas para todo mundo, se você pesquisar sobre este tema na internet é sempre o que gera mais trabalho, em tutoriais sempre usam o disclaimer de "é uma parte chata e trabalhosa, mas super importante"

Eu gostei muito do movimento do avental ele se quebra e segue certinho o movimento da perna, principalmente contando a quantidade de poligonos que o personagem tem, parabéns de verdade =D

Bons estudos e projetos pra ti ^^

Obrigado pelo incentivo, Professor!

A caminhada com o Professor, fica mais viável.

Imagino que um projeto de animação deve ser elaborado restritamente para alcançar os movimentos previstos no projeto, pois torna o trabalho mais célere, diante da complexidade que os movimentos podem alcançar.

Que isso, é um prazer poder ajudar nem que seja um pouco.

E sim, um projeto de animação para filme vem com uma proposta de movimento, as vezes como tem um enquadramento certinho eles até quebram o personagem todo, mas no enquadramento fica direitinho xD

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeEste é o exemplo do filme encanto hahahah, olha como fica, então até na esfera profissionais passam pelo que a gente passa aqui nos estudos ^^

Muito bom saber o que os profissionais passam em projetos de animação. Para mim, é um incentivo a mais para continuar estudando/praticando.

Obrigado, Professor!

Agora estou tentando animar o personagem.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software