1
resposta

Bolinha pulsante, dando uma voltinha

Juntei o que foi ensinado no exercício anterior com o sugerido nesse tópico. O resultado foi uma bolinha vermelha pulsante, dando uma voltinha.

Meu código:

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');
    pincel.fillStyle = 'lightgray';
    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(x, y, raio, cor) {

        pincel.fillStyle = cor;
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();
    }

    function limpaTela() {

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 50;
    var y = 50;
    var sentido = 1;
    var raio = 20;
    var zoom = 1;

    function zoomCirculo () {

        limpaTela ();
        desenhaCirculo (x, y, raio, "red");
        raio = raio + zoom;

        if (raio > 30) {

            zoom = -1;

        } else if (raio < 20) {

            zoom = 1;
        }

        if (x >= 50 && x < 550 && y == 50) {

            y = y;
            x = x + sentido;

        } else if (x >= 550 && y >= 50 && y < 350) {

            x = x;
            y = y + sentido;

        } else if (y >= 350 && x <= 550 && x > 50) {

            y = y;
            x = x - sentido;

        } else if (x == 50 && y > 50 && y <= 350) {

            x = x;
            y = y - sentido;

        }

        //console.log (x, ",", y);
    }

    setInterval (zoomCirculo, 10);


</script>
1 resposta

Oie, Beatriz! Tudo bem por aí?

Mandou bem!

Sua solução para o desafio ficou bacana demais, parabéns pelo empenho.

Caso tenha ficado com alguma dúvida não deixe de compartilhar com a gente.

Continue praticando.

Bons estudos e até mais!