Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Boas práticas

professor não sei se abordará o assunto futuramente, mas até o momento eu estou com dúvidas simples a respeito de boas práticas.

Gostaria de saber se a indentação referente ao exemplo a baixo seria um problema:

SELECT 
    tabela_de_vendedores.bairro,
    tabela_de_vendedores.NOME,
    DE_FERIAS,
    tabela_de_clientes.bairro,
    tabela_de_clientes.nome
FROM tabela_de_vendedores 
RIGHT JOIN tabela_de_clientes
ON tabela_de_vendedores.BAIRRO = tabela_de_clientes.BAIRRO;

Existe convenções em MySQL de como escrever e indentar o código?

E também fiquei na dúvida se seria uma boa prática simplificar coisas como "DE_FERIAS" já que eu perco o autocomplete da IDE, e quem vai ler não sabe de qual tabela é (apesar de nesse caso ser intuitivo que férias seria dos vendedores).

2 respostas
solução!

Olá Fábio, tudo bem? Bom, temos algumas soluções online onde podemos verificar a sintaxe e elas também já deixam o código indentado, uma delas que utilizo com frequência é o EverSQL, mas se não quiser utilizar uma solução como está tudo bem, a indentação é importante para que outros possam entender nossos códigos com uma maior facilidade. Mas esse seu comando verificado pelo o EverSQL fica assim:

SELECT
  tabela_de_vendedores.bairro,
  tabela_de_vendedores.NOME,
  DE_FERIAS,
  tabela_de_clientes.bairro,
  tabela_de_clientes.nome
FROM
  tabela_de_vendedores
  RIGHT JOIN tabela_de_clientes ON tabela_de_vendedores.BAIRRO = tabela_de_clientes.BAIRRO;

Ficou bem próximo do que o EverSQL entende como bem formatado. Sobre os nomes dos campos, isso fica a seu critério, o que ficar mais claro pra você e que você julgue mais claro para outras pessoas então você pode utilizar.

Espero ter esclarecido sua dúvida!

Obrigado pela resposta Jonilson, esclareceu sim