2
respostas

Bash: musicas-favoritas.txt: Permissão negada

Boa noite. Ao tentar colocar o comando echo "Ozzy" > musicas-favoritas.txt o terminal bloqueia e retorna --> bash: musicas-favoritas.txt: Permissão negada

O que posso fazer?

Linux Mint 18.1

2 respostas

Resolvido! Via Sistema de Arquivos, fui até home > Eduardo > Desktop e com um clique com o botão direito sobre o icone de Desktop cliquei em Abrir como Administrador. Na sequência saí da pasta Desktop e cliquei sobre a mesma com o botão direito novamente (já com permissão de ADM) e fui em Propriedades > Aba Permissões (agora parametrizável) e dentro dela dei permissão de escrita e leitura. Resolvido! Alguém tem uma dica melhor??? :-)

Eduardo, boa noite!

É possível através do terminal utilizar o comando

$ sudo chmod 777 musicas-favoritas.txt

Explico-lhe a sintaxe:

sudo -> Executar com a permissão de super usuário. Pode-se dizer que é um acrônimo de Super User DO. chmod -> Comando para alterar as permissões de um arquivo/diretório. 777 -> Número que irá determinar qual o tipo de permissão, conforme template abaixo:

1 - Execução 2 - Escrita 4 - Leitura

Através da soma destes 3 números determina-se qual o nível de permissão. Mas isso somaria somente 1 dos algarismos, então, por qual motivo aparece o número 7 três vezes?

O primeiro algarismo determina qual a permissão para o dono do arquivo. O segundo algarismo determina qual a permissão para o grupo "dono" do usuário. Por último, porém não menos importante, o último algarismo determina qual a permissão para os outros usuários, ou seja, os que não se encaixam nem como "dono" e nem como "grupo".

Já o último parâmetro, ou seja, musicas-favoritas.txt, é o nome do arquivo que terá sua permissão alterada. É possível passar mais de um arquivo de uma vez, separando-os por um único espaço.

Não cheguei a fazer este curso, porém acredito que mais para frente no curso este comando será abordado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software