Boa noite. Ao tentar colocar o comando echo "Ozzy" > musicas-favoritas.txt o terminal bloqueia e retorna --> bash: musicas-favoritas.txt: Permissão negada
O que posso fazer?
Linux Mint 18.1
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Boa noite. Ao tentar colocar o comando echo "Ozzy" > musicas-favoritas.txt o terminal bloqueia e retorna --> bash: musicas-favoritas.txt: Permissão negada
O que posso fazer?
Linux Mint 18.1
Resolvido! Via Sistema de Arquivos, fui até home > Eduardo > Desktop e com um clique com o botão direito sobre o icone de Desktop cliquei em Abrir como Administrador. Na sequência saí da pasta Desktop e cliquei sobre a mesma com o botão direito novamente (já com permissão de ADM) e fui em Propriedades > Aba Permissões (agora parametrizável) e dentro dela dei permissão de escrita e leitura. Resolvido! Alguém tem uma dica melhor??? :-)
Eduardo, boa noite!
É possível através do terminal utilizar o comando
$ sudo chmod 777 musicas-favoritas.txt
Explico-lhe a sintaxe:
sudo -> Executar com a permissão de super usuário. Pode-se dizer que é um acrônimo de Super User DO. chmod -> Comando para alterar as permissões de um arquivo/diretório. 777 -> Número que irá determinar qual o tipo de permissão, conforme template abaixo:
1 - Execução 2 - Escrita 4 - Leitura
Através da soma destes 3 números determina-se qual o nível de permissão. Mas isso somaria somente 1 dos algarismos, então, por qual motivo aparece o número 7 três vezes?
O primeiro algarismo determina qual a permissão para o dono do arquivo. O segundo algarismo determina qual a permissão para o grupo "dono" do usuário. Por último, porém não menos importante, o último algarismo determina qual a permissão para os outros usuários, ou seja, os que não se encaixam nem como "dono" e nem como "grupo".
Já o último parâmetro, ou seja, musicas-favoritas.txt, é o nome do arquivo que terá sua permissão alterada. É possível passar mais de um arquivo de uma vez, separando-os por um único espaço.
Não cheguei a fazer este curso, porém acredito que mais para frente no curso este comando será abordado.