Boa noite, estou desde de tarde tentando entender a logica neste exercicio, mais especificamente na resposta (o que foi adicionado no codigo para gerar as barras)
function desenhaBarra(x, y, serie, cores, texto) {
desenhaTexto(x, y - 10, texto);
var somaAltura = 0;
for (var i = 0; i < serie.length; i++) {
var altura = serie[i];
desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);
somaAltura = somaAltura + altura;
}
Não estou conseguindo enteneder a relação entre var serie2015
, var serie2016
e serie[i]
principalmente pq serie.lenght == 4
. Pq não geraram 4 graficos?
Este exercício mecheu muito com minha cabeça, vou dormir sem entende-lo rsrs passei o dia totalmente improdutivo por conta dele. Ja revi a aula de arrays no Logica I e nem assim fui capaz de progredir. E só pretendo progredir no curso quando finalmente entender esta logica '-'.
Até o momento entendi que:
1. A função desenhaBarra chama x=50 e y=50
2. A função desenhaBarra chama uma serie, que por sua vez remete a variavel ```serie2015``` e ```serie2016``` em suas respectivas chamadas
3. A variavel ```serie2015``` e ```serie2016``` são arrays das alturas dos retangulos a serem desenhados, que será incrementada na ```altura``` do retangulo em ```desenhaRetangulo```
4. ```cores``` e ```"texto"``` são auto-explicativos
5. Segundo o ```desenhaRetangulo``` dentro do ```for``` a largura do retangulo ficou fixada em 50px
6. ```var somaAltura``` tem que finalidade sendo que a altura ja ta sendo calculada a partir do array ```serie```?
É muita informação, é como se saisse do básico do Logica I e fosse pro extremamente avançado neste exemplo (é como estou sentindo). Não houve uma progressão gradual.
Ps.: Desculpe o tamanho do texto
Pps.: Teriam outros exercicios (mais faceis) nesta linha logica para tentar aprender? Pois assim ta muito dificil assimilar rsrs