Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Barras e variavel serie

Boa noite, estou desde de tarde tentando entender a logica neste exercicio, mais especificamente na resposta (o que foi adicionado no codigo para gerar as barras)

function desenhaBarra(x, y, serie, cores, texto) {

desenhaTexto(x, y - 10, texto);

var somaAltura = 0;
        for (var i = 0; i < serie.length; i++) {
            var altura = serie[i];
            desenhaRetangulo(x, y + somaAltura, 50, altura, cores[i]);

somaAltura = somaAltura + altura;
        }

Não estou conseguindo enteneder a relação entre var serie2015, var serie2016 e serie[i] principalmente pq serie.lenght == 4. Pq não geraram 4 graficos?

Este exercício mecheu muito com minha cabeça, vou dormir sem entende-lo rsrs passei o dia totalmente improdutivo por conta dele. Ja revi a aula de arrays no Logica I e nem assim fui capaz de progredir. E só pretendo progredir no curso quando finalmente entender esta logica '-'.

Até o momento entendi que:

1. A função desenhaBarra chama x=50 e y=50
2. A função desenhaBarra chama uma serie, que por sua vez remete a variavel ```serie2015``` e ```serie2016``` em suas respectivas chamadas
3. A variavel ```serie2015``` e ```serie2016``` são arrays das alturas dos retangulos a serem desenhados, que será incrementada na ```altura``` do retangulo em ```desenhaRetangulo```
4. ```cores``` e ```"texto"``` são auto-explicativos
5. Segundo o ```desenhaRetangulo``` dentro do ```for``` a largura do retangulo ficou fixada em 50px
6. ```var somaAltura``` tem que finalidade sendo que a altura ja ta sendo calculada a partir do array ```serie```?

É muita informação, é como se saisse do básico do Logica I e fosse pro extremamente avançado neste exemplo (é como estou sentindo). Não houve uma progressão gradual.

Ps.: Desculpe o tamanho do texto

Pps.: Teriam outros exercicios (mais faceis) nesta linha logica para tentar aprender? Pois assim ta muito dificil assimilar rsrs

1 resposta
solução!

Oi Luan tudo bem?

Para entender legal a lógica do código é legal rodar o código usando o depurador passo a passo (esse curso ensina bem isso https://cursos.alura.com.br/course/chrome-devtools/task/21985 )

Quanto a relação entre var serie2015, var serie2016 e serie[i] principalmente pq serie.lenght == 4

serie2015 e serie2016 são os gráficos. Cada um é um grafico.

serie[i] é o seletor de um dos pontos do gráfico.

Cada serie tem 4 pontos do gráfico, cada ponto é um quadrado. Se a length da série é 4 é porque o gráfico tem 4 pontos.

Aqui tem um link onde tem exercios para treinar https://github.com/gabrieldarezzo/helpjs-ravi

Espero ter ajudado!!!