2
respostas

Banco de dados bagunçado

Há cerca de 10 anos atras eu paguei para um profissional desenvolver um sistema para minha empresa. Digo que foi entregue 30% das funções do sistema funcionando corretamente. Olhei a estrutura do banco de dados , porem achei uma bagunça, muito mau elaborado. Ano passado entrei em contato com uma empresa de desenvolvimento e falei sobre este assunto , porem a empresa se negou a mexer no banco de dados antigo. Qual seria o risco ou trabalho de eu importar algumas tabelas para um novo banco de dados?

2 respostas

Como esta bagunçado, se fosse comigo faria um novo do zero utilizando códigos limpos e tudo simplificando para que cada qual tenha sentido. Melhor recomeçar e fazer algo eficiente que tentar concertar erros... Espero ter ajudado.

Se eu entendi corretamente, importar não seria um problema. O problema seria você criar um banco novo com uma nova estrutura para o seu sistema.

Isso seria um problema por dois motivos:

1 - Você não vai querer começar do zero, vai querer aproveitar o passado. Então precisaria migrar os dados existentes.

2 - Para aproveitar o passado, precisaria ter a documentação do banco (tabelas, descrição dos campos) para poder montar um "de/para" para migrar da estrutura antiga para a estrutura nova. Dependendo do tamanho do banco, se não houver alguma documentação, uma referência por menor que seja, o trabalho não seria simples, já que você vai ter o trabalho de montar a nova estrutura de dados e fazer a conversão depois de entender como as tabelas atuais funcionam.

Além disso, se você quer uma nova estrutura para o seu banco e quer manter o sistema, teria o trabalho de migrar o banco e alterar a programação. Isso pode ser uma dor de cabeça. Então o que o colega comenta na resposta anterior faz sentido (começar de novo)

Agora, se você quer manter o sistema, mas deseja algo a parte, como por exemplo um dashboard, talvez seja viável exportar os dados para outro banco e montar esses relatórios sobre a nova base, já que isso seria algo a parte, sem impactar sua estrutura atual. Tudo depende da complexidade das tabelas.

O ideal nestes casos seria montar primeiro o banco, e com base na estrutura, prototipar as consultas que serão feitas, para validar a estrutura. Quando isso estiver OK, desenhar as novas telas e depois fazer a programação.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software