Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Automatizar contra espaçamento maior e menor

Nathalia Queiroz, bom dia!

Por exemplo: Eu tenho "Madeira Marrom 5G" eu queria uma fórmula que automatizasse essa descrição deixando-a intacta caso coloquem espaçamento maior, e caso coloquem espaçamento menor. Eu não consegui achar uma fórmula certa na Luri.

Saberia decifrar essa charada?

To quebrando a cabeça com muitas fórmulas e nada acontece

5 respostas

Oii, Eduardo! Tudo bem?

Uma alternativa é testar usar a função de texto chamada ARRUMAR. Para sintaxe, suponha que o texto com espaços Madeira Marrom 5G esteja na célula A4, um exemplo de fórmula seria:

=ARRUMAR(A4)

Para que o retorno seja: Madeira Marrom 5G. Essa função remove espaços à esquerda e direita do texto que foi referenciado na fórmula, caso tenha e sem alterar o texto.

Deixo o link aqui do artigo que contém mais informações sobre a função:

Espero ter ajudado. Até mais!

Por exemplo: Eu tenho um item ficticio PE00000000000 - ZOOP TECALIZADO BCRI. 20K - 80 MM, ao qual eu usei a formula: SUBSTITUIR(ESQUERDA(SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1;PROCURAR("-";G1456;1)+1;PROCURAR("-";A1PROCURAR("-";G1456;1)+1)-PROCURAR("-";A1;1)-1);"20 K";"20G");PROCURAR("K";SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1;PROCURAR("-";A1;1)+1;PROCURAR("-";A1;PROCURAR("-";A1;1)+1)-PROCURAR("-";A1;1)-1);"20 K";"20K"))+1);".";"") e depois criei outra coluna com a formula =arrumar.

Detalhe: Essa formula usei numa planilha que espelhei em outra. Só que nao automatiza. Me traz a informação #VALOR.

SUBSTITUIR(ESQUERDA(SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1;PROCURAR("-";A1;1)+1;PROCURAR("-";A1PROCURAR("-";A1;1)+1)-PROCURAR("-";A1;1)-1);"20 K";"20K");PROCURAR("K";SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1;PROCURAR("-";A1;1)+1;PROCURAR("-";A1;PROCURAR("-";A1;1)+1)-PROCURAR("-";A1;1)-1);"20 K";"20K"))+1);".";"")

Oie, Edudardo!

Obrigada por retornar.

O erro #VALOR pode surgir quando tem algum problema fórmula, seja na estrutura ou nas funções. Obs: Como eu não possuo conhecimento inteiro da sua base por ser projeto externo, não consigo testar com exatidão. Então, posso te sugerir uma forma para que seja testada, tudo bem?

Para automatizar, vamos deixar o seu código mais simples, por exemplo:

Ajustando os parâmetros:

=SUBSTITUIR(EXT.TEXTO(A1; PROCURAR("-"; A1)+1; PROCURAR("-"; A1; PROCURAR("-"; A1)+1)-PROCURAR("-"; A1)-1);"20 K";"20G")

Usando a função ARRUMAR para eliminar os espaços extras, passando como parâmetro o resultado da primeira fórmula que está na célula.

=ARRUMAR(B1)

Obs: Não esqueça de alterar a localização das células de acordo com o seu projeto.

Espero que dê certo por aí, abraço!

solução!

Nathalia, boa noite!

Nossa, a sua dica me ajudou muitoooooooooo! Uhuuuuuuuuuuu! Você é feraaaaaaaaaaaaa!!!! Será muito valioso no meu dia-a-dia de trabalho!!!

Abraços!!!!!