como o professor conclui que a moeda é viciada e não conclui que faltam quantidade de lançamentos para a frequência esperada realmente acontecer?
Fiquei confuso quanto a isso. Obrigado.
como o professor conclui que a moeda é viciada e não conclui que faltam quantidade de lançamentos para a frequência esperada realmente acontecer?
Fiquei confuso quanto a isso. Obrigado.
Oii, Victor, tudo bem?
Isso acontece porque, no teste, ele comparou as frequências observadas (17 caras e 33 coroas) com as frequências esperadas (25 caras e 25 coroas) em 50 lançamentos.
A hipótese nula do teste é que não há diferença entre as frequências observadas e as esperadas, ou seja, a moeda não é viciada. A hipótese alternativa é que há uma diferença, ou seja, a moeda é viciada.
O professor calculou a estatística de teste Qui-quadrado, que deu 5,12. Ele então comparou isso com o valor crítico do Qui-quadrado para um nível de significância de 5% e 1 grau de liberdade, que é 3,8415. Como 5,12 é maior que 3,8415, ele rejeitou a hipótese nula e concluiu que a moeda é viciada.
Sobre a sua pergunta sobre a quantidade de lançamentos, é verdade que se você continuar lançando a moeda, a frequência de caras e coroas pode se aproximar da frequência esperada de 50/50. No entanto, o teste Qui-quadrado é baseado na amostra de lançamentos que você tem (neste caso, 50 lançamentos). Com base nessa amostra, o teste indica que a moeda é viciada.
Se outra dúvida surgir, estamos aqui.
Abraços!