Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Aula 6 MVC5- Criptografar a URL para usuário não alterar

Eu não gostaria de que o usuário possa digitar o código do produto na URL e acessar um outro cadastro. Seria possível cripografar esses parametros para evitar que o usuário modifique os parametros da URL?

2 respostas
solução!

Olá Matheus!

Não sou especialista no assunto mas estou disponível para te ajudar.

Então, deve ser possível, trará um esforço grande mas é acho que é possível.

Porém, eu não te recomendaria fazer isso.

Não teria problema em o usuário acessar o produto dessa forma, ainda mais quando trabalhamos com serviços REST onde o cliente precisa especificar o código do produto. Se você criptografa esse código não será legal para os usuarios da sua API, seu código irá ficar confuso.

Geralmente usamos criptografia para dados sigilosos, mas o seu produto não é sigiloso então ele pode ser exibido.

E por mais que você criptografe, a url sempre será aquela mesma estática, então perde o sentido pois se o usuario copiar essa url e colar em outro navegador ele terá acesso novamente ao produto. Não fez diferença criptografar percebe?

Pra evitar isso você poderia também tentar criar URL's dinamicas, mas é outra coisa que eu não recomendo nem um pouco pois imagina a seguinte situação:

1 - Um usuario achou um produto no seu site; 2 - Ele compartilha com alguém que tenha interesse; 3 - Esse alguém clica no link que ele mandou e cai num 404 pq a URL não é mais a mesma; 4 - Ambos desistem de comprar no seu site;

Observe que algumas coisas que citei aqui nem sei se são possíveis de implementar mas gostaria que você visse o problema que pode causar.

Resumão: Não há problema em o usuario ter acesso a url do produto. É muito importante que ele tenha esse acesso na verdade. Principalmente para poder compartilhar caso queira e para clientes REST que podem ser desde pessoas até mesmo outros softwares que se alimentam da sua API.

Enfim, é isso :D

Espero ter ajudado!

Bons estudos! ^^

Olá Matheus!

Sua dúvida foi sanada?

Caso sim, peço para que feche o tópico escolhendo a solução por favor!

Isso ajuda os outros alunos com a mesma dúvida a acharem a resposta mais facilmente!

Desde já, muito obrigado! ^^

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software