1
resposta

Aula 02. Os dados são realmente de uma normal?

Olá. Na prática da aula 2, criei o x1 e o x2 aleatoriamente. Porém, ao rodar o shapiro.test, o p-value do x2 deu 0.05065. Ele pode ainda ser considerado uma normal? Ao criar outra variável com dados randômicos, o p-value do x2 deu ainda menor, 0.01187. Esses dados realmente são de uma normal?

1 resposta

Olá Talita, tudo bem?

A hipótese nula do Shapiro-Wilk é que a distribuição é normal, portanto p-value maior que 0.05 vc rejeita a hipótese, logo não sendo uma distribuição normal! Repara como esse seu valor 0.05065 é complexo, pois na realidade se vc arrendondar para duas casas decimais a sua distribuição é normal, mas se vc não arrendondar a sua distribuição não é normal. Ao pé da letra, não é uma distribuição normal, mas se você esta aplicando o teste de normalidade para saber se usa o t-test ou Wilcoxon, com essa diferença mínima os dois testes irão funcionar. Já para o seu segundo caso o mais recomendado é o Wilcoxon teste e x2 não é uma normal!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software