Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Atualizando uma lista automáticamente

Opa galera tudo certo? Sou meio novo por aqui e possuo pouca experiencia com Excel. Conclui a formação de Excel VBA e fui tentar aplicar isso numa planilha de gastos para o mês, só que eu me deparei com 1 problema e eu não consigo pensar numa lógica para resolver esse problema.

Sobre a dúvida de lógica: Eu tenho essa tabela onde sou eu ou usuário que dão a entrada no valor do gasto, no TIPO, e no mês. Tabela que o usuário dá a entrada )

Já nessa tabela de totais eu queria que conforme o usuário fosse entrando os tipos na base de dados essa coluna fosse atualizando sozinha (contando valores repetidos apenas uma vez), porque eu não queria ficar entrando duas vezes o TIPO Tabela de Totais que atualizam sozinhos de acordo com a entrada

Ficou claro? Eu posso postar a planilha aqui já que os valores são fictício e etc... Obrigado!

5 respostas

Olá Renato, tudo bem? Espero que sim!

Na coluna Totais você pode utilizar a função CONT.SE() passando como primeiro argumento o intervalo que contém os tipos repetidos na tabela de gastos que preenche manualmente e como segundo argumento o nome do tipo que deseja somar as quantidades.

Na coluna Valor, você pode utilizar a função SOMASE() de forma bem parecida do CONT.SE, passando como primeiro argumento o intervalo que contém os tipos repetidos na tabela de gastos que preenche manualmente, como segundo argumento o nome do tipo que deseja somar as valores e como terceiro parâmetro o intervalo de valores monetários, para que sejam somados somente os valores cujo o nome do tipo seja equivalente.

Abaixo você pode ver um exemplo de como aplicar as fórmulas. A primeira tabela contém dados de tipo de gastos e valores de gastos individuais. A segunda tabela é um agrupamento da primeira tabela, somando a quantidade de vezes que um tipo aparece e a soma dos gastos totais por tipo. A fórmula para se somar as quantidades por tipo é =CONT.SE(Planilha1!$B$2:$B$5;D2) e a fórmula para a soma dos gastos por tipo é =SOMASE(Planilha1!$B$2:$B$5;Planilha1!$D2;Planilha1!$A$2:$A$5)

Planilha do Excel com duas pequenas tabelas de exemplo. A primeira tabela contém dados de tipo de gastos e valores de gastos individuais. A segunda tabela é um agrupamento da primeira tabela, somando a quantidade de vezes que um tipo aparece e a soma dos gastos totais por tipo. A fórmula para se somar as quantidades por tipo é =CONT.SE(Planilha1!$B$2:$B$5;D2) e a fórmula para a soma dos gastos por tipo é =SOMASE(Planilha1!$B$2:$B$5;Planilha1!$D2;Planilha1!$A$2:$A$5)

Espero que tenha tirado sua dúvida.

Estou à disposição. Bons estudos!

Olá tudo certo? Essa parte eu entendi bem, porém minha duvida era outra. Vou tentar explicar de acordo com seu exemplo. Temos duas entradas de Uber e Ifood, já na da direita temos apenas 1 entrada de cada, eu gostaria de saber uma maneira de colocar Ifood e Uber automaticamente na direita ignorando as repetições da esquerda. Entende?

Conforme eu for entrando os tipos de gastos na da esquerda a da direita atualiza sozinha sem repetir o tipo.

Olá Renato, tudo bem? Espero que sim!

O modo de fazer isso de forma automática é através da função =ÚNICO(), passando como parâmetro o intervalo de valores que estão repetidos. A função deve ser escrita na primeira linha da coluna de valores únicos e as linhas abaixo serão preenchidas automaticamente.

Infelizmente essa fórmula só está disponível em versões mais novas do Excel, seja a versão 2021 ou a Office 365. Você pode checar a documentação da função ÚNICO para mais detalhes.

Bons estudos!

Opa, tudo certo? Obrigado pela resposta, eu tinha conseguido dar uma remendada criando um macro que copiasse a lista toda e depois usasse o removedor de duplicadas, deu certo mas foi um remendo ne. Vou tentar usar essa formula nova, eu acredito que possuo o excel mais recente.

Será que essa funcao funcionaria para criar um top 5 de gastos por exemplo? Eu estava tentando fazer esse top 5 usando, PROCX mas não consegui fazer funcionar pois quando houvesse um valor repetido a função nao funcionava como eu queria, mostrando 2 valores iguais para na funcao PROC. Vi o exemplo com PROCV e CONCATENAR mas para o caso eu não consegui adaptar.

solução!

Eu consegui resolver meu problema com tabelas especiais, obrigado pela ajuda!