1
resposta

Atributo único ou multivalorado.

Nas aulas eu não consegui entender quando usar um atributo multivalorado ou criar uma outra entidade para armazenar "multivalores".

Exemplo, em uma modelagem de um RH que pretenda armazenar profissionais de T.I e suas certificações, poderíamos ter uma entidade de "profissionais" e um relacionamento com outra entidade "Certificações", onde um profissional poderia ter nenhuma, uma ou diversas certificações; Se não, ter na mesma entidade "profissionais" um campo multivalorado que contenha o conjunto de certificações, da mesma forma, podendo ser, nenhuma, uma ou diversas.

Entendo que os dois exemplos de modelagem atendam a suposta necessidade, mas quando usar cada qual?

1 resposta

Olá Marianne, tudo bem?

Sim, as duas modelagens poderiam suprir a necessidade, mas para escolher qual utilizar, pode depender por exemplo, das regras de negócio que foram definidas no inicio do projeto, o que pode ser analisado também é as vantagens e desvantagens de cada uma das modelagens. Criar um atributo multivalorado pode ser mais simples e menos trabalhoso, porém caso fosse necessário realizar uma consulta neste campo por apenas um certificado, por exemplo, poderia ser mais complicado, já a segunda modelagem pode ser mais trabalhosa, porém mais eficaz. A escolha pode depender das necessidades do seu projeto.

Espero ter esclarecido sua dúvida Marianne, qualquer coisa é só falar e bons estudos!