1
resposta

Através do mesmo Script, como saber quantos clientes tem por bairro e quais bairros estão sem vendedores.

Olá, tenho batido cabeça para tentar, em um único Script, exibir colunas de quantidade de clientes por bairro e quais desses bairros estão sem vendedores.

Separadamente tenho solicitado:

SELECT COUNT(BAIRRO) AS QUANTIDADE_CLIENTES, BAIRRO
FROM tabela_de_clientes
GROUP BY BAIRRO;

onde me retorna: tabela com coluna de clientes por bairro + bairro

e também:

SELECT CLIENTES.BAIRRO AS BAIRRO_COM_CLIENTE, VENDEDORES.NOME AS VENDEDOR
FROM tabela_de_clientes CLIENTES
LEFT JOIN tabela_de_vendedores VENDEDORES ON VENDEDORES.BAIRRO = CLIENTES.BAIRRO
ORDER BY VENDEDOR;

onde me retorna:tabela trazendo coluna com bairros em repetição por possuir mais de um cliente + coluna de vendedor trazendo vendedor por bairro e bairro sem vendedor (null)

Alguem poderia me ajudar como construo uma tabela unica unificando os dois resultados em um único Script?

1 resposta

Olá, Gabriel, tudo bem?

Desde já peço desculpas pela demora em obter retorno.

Para obter a tabela que deseja, você pode combinar as duas consultas usando uma subconsulta na cláusula SELECT para verificar se cada bairro possui um vendedor associado ou não. Aqui está um exemplo de como fazer isso:

SELECT 
  COUNT(CLIENTES.BAIRRO) AS QUANTIDADE_CLIENTES, 
  CLIENTES.BAIRRO, 
  IFNULL(VENDEDORES.NOME, 'Sem Vendedor') AS VENDEDOR
FROM 
  tabela_de_clientes CLIENTES
  LEFT JOIN tabela_de_vendedores VENDEDORES ON VENDEDORES.BAIRRO = CLIENTES.BAIRRO
GROUP BY 
  CLIENTES.BAIRRO, 
  VENDEDORES.NOME
ORDER BY 
  CLIENTES.BAIRRO;

Nesta consulta, usamos um LEFT JOIN para unir as tabelas de clientes e vendedores com base no bairro e, em seguida, usamos a função IFNULL para exibir "Sem Vendedor" quando não houver vendedor associado a um bairro.

A consulta usa COUNT para contar o número de clientes em cada bairro e agrupa o resultado pelo bairro e pelo nome do vendedor. Por fim, a tabela é ordenada pelo bairro.

Com essa consulta, você deve obter uma tabela que contém a quantidade de clientes em cada bairro e o nome do vendedor para cada bairro, incluindo aqueles que não têm vendedores associados. A coluna "VENDEDOR" exibirá "Sem Vendedor" para os bairros que não possuem vendedores.

Espero ter ajudado.

Gabriel, caso surja alguma dúvida, fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software