1
resposta

Atividade: Aplicar filtros

Para a atividade, eu optei por realizar duas modalidades de filtros.

A primeira foi indo até a guia Dados. No grupo Classificar e Filtrar, cliquei no ícone Filtro. Depois, fui até a coluna Categoria, escolhi a opção Filtro de Textos e, em seguida, a opção É igual a. Na categoria, digitei Acessórios e, em seguida, cliquei em OK.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

A segunda eu realizei utilizando a opção Filtros Avançados. Criei uma nova planilha chamada Filtros Avançados. Em seguida, copiei a coluna Categoria utilizando os atalhos Ctrl + C e Ctrl + V na nova planilha. Depois, abaixo do título da coluna, preenchi o critério com o valor Acessórios.

Em seguida, fui até a guia Dados e cliquei na opção Avançado. Na janela aberta, selecionei a opção Copiar para outro local.

Depois, defini o Intervalo da lista, selecionando todos os dados da planilha original. Escolhi o Intervalo de critérios na nova planilha com a categoria Acessórios e defini o local para onde os dados filtrados seriam copiados.

Por fim, cliquei em OK para gerar a cópia dos dados filtrados na nova planilha.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Bruno. Como vai?

Parabéns pela excelente execução da atividade! É muito bom ver que você não se limitou ao básico e explorou as duas principais formas de filtragem no Excel. Dominar tanto o Filtro Comum quanto o Filtro Avançado é um diferencial enorme para quem trabalha com análise de dados.

Sua explicação técnica está impecável e as capturas de tela mostram que você compreendeu bem a diferença entre eles:

1. Filtro Comum (AutoFiltro): Excelente para explorações rápidas no dia a dia, onde você precisa ocultar o que não interessa temporariamente.
  2. Filtro Avançado: É uma ferramenta poderosa para quando precisamos extrair dados para outro local ou criar critérios mais complexos que o filtro padrão não alcança facilmente.

Para enriquecer ainda mais o seu aprendizado, deixo uma dica sobre o Filtro Avançado: você sabia que pode usar "caracteres curinga"? Por exemplo, se você digitar A* no critério de categoria, o Excel filtrará tudo o que começa com a letra A (como Acessórios, Alimentos, etc.). Isso ajuda muito quando não lembramos o nome exato do item!

Outra vantagem incrível do método que você usou (Copiar para outro local) é que ele mantém sua base de dados original intacta e organizada em uma aba separada, o que é uma excelente prática de organização.

Espero que possa ter lhe ajudado!