1
resposta

ATENÇÃO! Erro de indentação

Olá,

Estou executando o código mostrado na aula e tenho percebido algumas diferenças importantes. A primeira delas diz respeito à quantidade de palavras detectadas pelo corpus. Isso se deve principalmente à codificação UTF-8 do arquivo .txt. É possível que quem tenha acompanhado a aula pelo ambiente Anaconda tenha percebido uma quantidade maior de palavras detectadas, uma vez que a abertura do arquivo no ambiente só é possível ao passar o argumento encoding= 'utf-8'.

Mas não é esse o ponto que quero abordar aqui. Existe um erro de indentação nas funções mostradas na aula que me deram dor de cabeça para resolver! Não sei dizer por que o código rodou sem maiores problemas no Google Colab durante o vídeo, mas quem estiver tendo problemas para obter a palavra "lógica" devidamente tratada pelo corretor - ao invés da palavra algica, deve prestar atenção na indentação do return da função insere_letras, que deve estar alinhado com o primeiro for, ao invés do segundo.

Código mostrado na aula

palavra_exemplo = "lgica"

def insere_letras(fatias):
    novas_palavras = []
    letras = 'abcdefghijklmnopqrstuvwxyzàáâãèéêìíîòóôõùúûç'
    for E, D in fatias:
        for letra in letras:
            novas_palavras.append(E + letra + D)
        return novas_palavras

def gerador_palavras(palavra)
    fatias = []
    for i range(len(palavra)+1):
        fatias.append((lista[:i],lista[i:]))
    palavras_geradas = insere_letras(fatias)
    return palavras_geradas

palavras_geradas = gerador_palavras(palavra_exemplo)
print(palavra)

Código corrigido

def insere_letras(fatias):
    novas_palavras = []
    letras = 'abcdefghijklmnopqrstuvwxyzàáâãèéêìíîòóôõùúûç'
    for E, D in fatias:
        for letra in letras:
            novas_palavras.append(E + letra + D)
    return novas_palavras

def gerador_palavras(palavra):
    fatias = []
    for i in range(len(palavra)+1):
        fatias.append((palavra[:i],palavra[i:]))
    palavras_geradas = insere_letras(fatias)
    return palavras_geradas

Um abraço.

1 resposta

Olá João, tudo bem? Espero que sim!

Bem observado João. Na verdade o código do instrutor no vídeo que ele utilizou no Google Colab está correto.

O problema estava na transcrição do vídeo, no código que estava transcrito no curso. Já efetuamos a correção. Obrigado por enviar aqui no fórum.

Bons estudos!