1
resposta

APP.JS

Não entendi, a gente precisa baixa o express e importa ele no app, para o servidor.js so fica fazendo a parte de criar o servidor dele e o express precisa fica no app para gerencia a rota ?

1 resposta

Olá Gustavo.

Tudo bem?

Pelo que entendi da sua dúvida, você está querendo saber sobre a organização e responsabilidades do express e do server.js na estrutura de uma aplicação com Node.js, certo?

Vamos lá! No contexto do Express, que é um framework para Node.js, ele é usado principalmente para facilitar a criação e gerenciamento de rotas HTTP e a configuração do servidor. Quando você instala o Express e o importa no arquivo app.js, você está basicamente preparando o ambiente para definir rotas e middlewares que vão processar as requisições HTTP.

O arquivo app.js é onde você configura o Express, define rotas, e adiciona qualquer middleware necessário. Por exemplo, você cria uma instância do Express e define uma rota básica assim:

import express from 'express';
const app = express();

app.get("/", (req, res) => {
  res.status(200).send("Curso de Node.js");
});

Aqui, app.get define uma rota que escuta por requisições GET na raiz do site (ou seja, "/"). Quando uma requisição é feita para essa rota, o Express automaticamente lida com os detalhes da requisição HTTP e chama a função que você passou, que envia uma resposta.

Por outro lado, o server.js geralmente é usado para configurar e iniciar o servidor HTTP que vai escutar por requisições. No novo contexto com Express, esse arquivo se torna mais simples, pois o Express já cuida de muitos detalhes por você. Por exemplo, para iniciar o servidor, você pode fazer algo como:

import app from './src/app.js';
const PORT = 3000;

app.listen(PORT, () => {
  console.log(`Servidor escutando na porta ${PORT}!`);
});

Neste caso, app.listen inicia um servidor HTTP que escuta na porta especificada e lida com as requisições usando as rotas e configurações definidas no app.js.

Resumindo, sim, você precisa instalar e configurar o Express no app.js para gerenciar as rotas e o middleware, enquanto o server.js se torna mais focado em iniciar o servidor e fazer configurações de nível superior, como escolher a porta para o servidor escutar.

Espero ter ajudado e bons estudos!