1
resposta

Aplicação em ambiente corporativo

Olá pessoal.

Eu tenho algumas dúvidas de como será na prática a inserção do servidor de integração contínua num ambiente corporativo, onde há equipe de desenvolvedores que versionam no servidor Git (obviamente) e um servidor Jenkins com job conforme apresentado no curso. Diante desse ambiente comum eu tenho as seguintes dúvidas:

  • O Maven (pom.xml) do servidor Git (consumido pelo Jenkins) é o mesmo dos ambientes locais dos desenvolvedores? Se sim, esses desenvolvedores rodariam o mesmo build que é feito no Jenkins?

  • Além dos ambientes locais dos desenvolvedores, há também teste, homologação e produção. O servidor de integração se enquadra em qual ambiente? De Teste?

Gostaria que esclarecem isso, estou com essas dúvidas desde o início do curso..rs

Abraços,

1 resposta

Olá Leonardo!

Vamos lá...

Resposta 1:

A idéia do pom.xml é listar as dependências e as configurações de build (compilação, testes, auditoras, etc) Quando usamos Integração contínua, a idéia é ter conseguir executar o build de forma igual, seja na máquina do Desenvolvedor, seja numa máquina do outro lado do mundo. (Pra acabar com o problema: "Na minha máquina funciona!" hehe) . Desta forma, o pom tem q ser igual similar nos 2 locais. Ou pelo menos essa é a idéia.

Resposta 2:

Quanto aos ambientes, você pode decidir isso. Quando falamos de integração contínua estamos querendo automatizar processos que dependem de ações humanas, ou seja, pode ter erro durante a execução dos passos e perde-se mais tempo tbm.

Se você quiser automatizar o processo de iniciar a aplicação no ambiente de homologação quando seus testes estiverem passando na base de código, é algo bem interessante de se fazer.

Espero que tenha ficado mais claro, cara!

Qualquer coisa grita!

Luan

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software