Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Ambiente Virtual usando Linux

Olá, Uso o Linux Mint e sempre chamei o jupyter notebook no prompt e ele abre no navegador. Tudo certo. Mas não conseguir acompanhar a parte do ambiente visto que não tenho o conta navigator no computador. Simplesmente, mudo a pasta com os cd etc.. e abro o notebook com o comando jupyter notebook. Como faço para utilizar os ambientes? Outra coisa, tentei seguir o exemplo da criação de ambiente mas o pandas é antigo e o meu computador não deu prosseguimento ao processo. Obrigado!

1 resposta
solução!

Oii Vinicius, tudo bem?

Peço desculpas pela demora em dar um retorno.

Não precisa necessariamente utilizar um ambiente virtual. A forma como você faz hoje é válida, mas ressalto a importância de utilizar um ambiente virtual tanto a título de boa prática para evitar conflitos de versões de biblioteca, quanto a título de organização. A ideia é que o ambiente virtual consiga separar as bibliotecas que você utiliza em seu projeto, das demais instaladas em seu computador.

Dessa forma, se em um projeto você precisa ter uma versão do pandas e em outro projeto precisa de outra, caso não tenhamos um ambiente virtual, só conseguiremos manter uma única versão do pandas, o que poderá dar conflito caso você tenha um código que utilize uma versão específica da biblioteca.

Neste curso, o instrutor utiliza o ambiente virtual do Anaconda, mas é possível utilizar um ambiente virtual do próprio Python, como é exemplificado neste artigo da alura.

Para que você consiga acompanhar os passos do curso, deixarei abaixo um passo a passo para a instalação do anaconda. Para essa resposta, foi utilizado o Linux Mint Ulyssa versão 20.1:

Primeiramente, atualize o sistema. Para isso, abra o terminal e digite:

sudo apt-get update && sudo apt-get upgrade

Depois disso, para que o anaconda suporte a versão gráfica, instale as seguintes dependências:

sudo apt-get install libgl1-mesa-glx libegl1-mesa libxrandr2 libxrandr2 libxss1 libxcursor1 libxcomposite1 libasound2 libxi6 libxtst6

No comando acima, pedirá para que você digite a senha do seu computador e após isso confirme a instalação.

Em seguida, você pode baixar o Anaconda. Para fazer isso, você pode acessar o site oficial e clicar na opção destacada em verde, nomeada Download:

Página inicial do site do Anaconda. Nessa página a opção “Download” encontra-se na cor verde logo abaixo do título “Anaconda Individual Edition”. Abaixo desse botão de download existe um texto indicando que aquele download é especificamente para sistemas operacionais Linux. Uma seta vermelha está apontando para a opção “Download”

Após isso, você pode abrir o terminal na pasta em que o arquivo foi baixado e digitar o seguinte comando para começar a instalação:

bash nome_do_arquivo_de_instalacao_baixado

No caso do arquivo que baixei aqui, por exemplo, o comando ficaria assim:

bash Anaconda3-2021.05-Linux-x86_64.sh

Durante o processo de instalação, em alguns momentos será necessário pressionar a tecla enter e em outros digitar o “yes” para prosseguir com a instalação.

Após a finalização da instalação, para que as configurações sejam ativadas, é necessário digitar o comando:

source ~/.bashrc

Ou, caso você utilize o terminal do ZSH:

source  ~/.zshrc

Após isso, você já terá seu ambiente devidamente configurado.

Sendo assim, você já pode criar normalmente o ambiente virtual utilizando os comandos mostrados no vídeo Ambiente Virtual, da aula 1. Um detalhe é que não é necessário especificar a versão no momento de criar o ambiente virtual, você pode apenas colocar o nome do que deseja instalar que serão utilizadas as versões mais recentes, conforme no exemplo abaixo:

conda create --name alura_pandas python pandas jupyter anaconda-navigator

No comando acima, estamos criando o ambiente virtual alura_pandas e instalando nele a versão mais recente do Python, da biblioteca Pandas, o Jupyter e também a interface gráfica do anaconda navigator. Essa interface gráfica é opcional, caso você não queira instalá-la você conseguirá executar o jupyter notebook diretamente do terminal, conforme você já estava fazendo.

Com o ambiente criado, para ativá-lo, você pode executar o seguinte comando:

conda activate alura_pandas

E para abrir o anaconda navigator, basta digitar no terminal:

anaconda-navigator

Caso não tenha instalado a interface, você pode digitar jupyter notebook para abrir o Jupyter que encontra-se instalado nesse ambiente.

Quando quiser desativar esse ambiente, você pode utilizar os seguinte comando:

conda deactivate

A título de curiosidade, caso queira saber outros comandos do ambiente do Conda além dos mostrados no curso, recomendo esse Cheatsheet (folha de dicas) da própria documentação do Conda:

Qualquer dúvida fico à disposição.

Abraços e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software