Alguém comentou comigo que existe o INDICE e CORRESP como alternativa ao PROCV. O que levaria alguém a não usar o PROCV? Quais as desvantagens?
Alguém comentou comigo que existe o INDICE e CORRESP como alternativa ao PROCV. O que levaria alguém a não usar o PROCV? Quais as desvantagens?
Oi Leia tudo bem ?
Uma desvantagem do PROCV e de qualquer fórmula é quando há uma grande quantidade de linhas a serem consultadas. O programa trava e fica pensando por minutos.
Quando se tem mais de 10 mil linhas tente fugir do PROCV ou de qualquer fórmula que busque resultados.
Exemplo , se tenho uma planilha com cpf e nome do cliente. E outra com cpf e telefone do cliente. Junta as duas numa só ao invés de ficar usando PROCV.
Espero ter ajudado!!!
Leia, A vantagem do PROCV é a facilidade de uso, pois é uma única função.
A desvantagem do PROCV é que os dados necessitam estar em ordem crescente, ou seja, se você tem os dados abaixo: Linha 1: A Linha 2: D Linha 3: B Linha 4: E
Se tentar usar o PROCV para procurar o valor "B", simplesmente não vai encontrar, já com o uso do INDICE e com CORRESP o retorno funciona corretamente, então recomendo sempre o uso de INDICE+CORRESP, utilize o PROCV apenas se tiver certeza da ordenação dos dados.
Esperto ter ajudado.
Relembrando a fórmula do PROCV():
=PROCV(valor_procurado;intervalo;núm_índice;critério_pesquisa )
Como exemplo, considere:
=PROCV("suco"; F1:J50 ; 2 ; falso)
No exemplo acima, obrigatoriamente, o termo pesquisado ("suco"
) deve estar na primeira coluna do intervalo informado. No caso se foi informado o intervalo F1:j50
, o valor a ser pesquisado deve estar na primeira coluna do intervalo (ou seja, na coluna F
, mais precisamente de F1:F50
) ;
núm_índice
indica a n-ésima coluna que será retornado o valor (na mesma linha do valor_procurado
) contando a partir da primeira coluna do intervalo (mais uma vez de F1:F50
) ;
Dito isso, se você quiser procurar por um elemento que está numa coluna anterior à coluna do valor_procurado
, não será possível, pois você não pode informar um número negativo em núm_índice
. Uma solução (gambiarra) seria copiar a coluna de pesquisa em outra coluna que esteja antes do valor que se quer retornar. Você até pode ocultar depois a coluna. Mas perceba que se precisar fazer isso mais vezes, vai começar a encher demais sua planilha com "cálculos temporários".
O PROCV()
consegue pesquisar por valores exatos, ainda que a coluna de pesquisa não esteja ordenada. Basta você informar falso
no último parâmetro (ou valor 0
);
Sobre a performance, não posso afirmar que o PROCV() seria menos performático que duas funções aninhadas, no caso ÍNDICE()
com CORRESP()
, já que este é o comparativo. Faz mais sentido o contrário por se tratar de só uma função ao invés de duas. O "problema" está em você usar uma fórmula 10.000 vezes. Coloquei "problema" entre aspas porque, afinal, é pra estas coisas que o Excel serve: resolver problemas, ainda que não da maneira mais performática.
Continue usando PROCV() normalmente se você se sente mais à vontade e, principalmente, se suas informações estão dispostas de forma a não precisar fazer nenhum ajuste na tabela. Porém, mais cedo ou mais tarde, vai precisar de uma solução mais elegante como o ÍNDICE()
com CORRESP()
.