Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Alterar Conteúdo de Dicionários

Olá, gostaria de saber se é possível alterar o conteúdo de um valor do tipo tupla se armazenado dentro da estrutura de dicionário. O que acontece nesse caso? A informação é mutável ou não?

2 respostas
solução!

Boa noite Eduardo. No caso o valor de dentro da tupla não é mutável, mas o valor do próprio dicionário (que atualmente é a tupla) é sim mutável.

Pense assim: Considere cada chave e valor de dicionário como um espaço em que você pode colocar qualquer tipo de variável. Você pode mudar essas variáveis lá dentro livremente. Contudo, quando dizemos que a tupla é imutável no Python nos referimos aos valores que estão dentro dela e não a variável em si. Ou seja, o que está dentro da tupla não se altera, mas a variável que guarda a tupla pode sim ser alterada.

Portanto, se você quiser, por exemplo, trocar aquele valor que era uma tupla por outro valor, você pode. E isso não estará violando a "imutabilidade" da tupla, ela continua estática, você só está substituindo por outro valor dentro do dicionário.

Estou deixando a seguir um exemplo de código do que estou ilustrando. Espero ter ajudado. Caso ainda reste dúvidas, ficarei feliz em ajudar!

Exemplo de código

Interessante esse conceito né?, pois, parece que é possível controlar a forma de acesso da informação, leitura, escrita, e proteger os dados de alguma alteração. Talvez, tenha formas mais inteligentes de fazer isso, mas conheço pouco sobre o python ainda.

Obrigado pela resposta. Realmente me ajudou! Um abraço!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software