Olá, gostaria de saber se é possível alterar o conteúdo de um valor do tipo tupla se armazenado dentro da estrutura de dicionário. O que acontece nesse caso? A informação é mutável ou não?
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, gostaria de saber se é possível alterar o conteúdo de um valor do tipo tupla se armazenado dentro da estrutura de dicionário. O que acontece nesse caso? A informação é mutável ou não?
Boa noite Eduardo. No caso o valor de dentro da tupla não é mutável, mas o valor do próprio dicionário (que atualmente é a tupla) é sim mutável.
Pense assim: Considere cada chave e valor de dicionário como um espaço em que você pode colocar qualquer tipo de variável. Você pode mudar essas variáveis lá dentro livremente. Contudo, quando dizemos que a tupla é imutável no Python nos referimos aos valores que estão dentro dela e não a variável em si. Ou seja, o que está dentro da tupla não se altera, mas a variável que guarda a tupla pode sim ser alterada.
Portanto, se você quiser, por exemplo, trocar aquele valor que era uma tupla por outro valor, você pode. E isso não estará violando a "imutabilidade" da tupla, ela continua estática, você só está substituindo por outro valor dentro do dicionário.
Estou deixando a seguir um exemplo de código do que estou ilustrando. Espero ter ajudado. Caso ainda reste dúvidas, ficarei feliz em ajudar!
Interessante esse conceito né?, pois, parece que é possível controlar a forma de acesso da informação, leitura, escrita, e proteger os dados de alguma alteração. Talvez, tenha formas mais inteligentes de fazer isso, mas conheço pouco sobre o python ainda.
Obrigado pela resposta. Realmente me ajudou! Um abraço!