1
resposta

Alias git

Olá,

Na aula sobre alias no git foi mostrado como otimizar alguns comandos, mas fiquei na dúvida sobre o seguinte alias:

[alias]
        publica = !git checkout master && git pull && git checkout dev && git rebase master && git checkout master && git merge dev && git push

Deste maneira sempre precisaremos de uma branch dev, existe alguma maneira de deixar o nome da branch um pouco mais dinâmico? Ou sempre que adicionarmos um alias desta maneira a branch que adicionarmos deverá existir?

Obrigado.

1 resposta

Oi Willian, tudo bem? Acredito que não dê pra deixar dinâmico, não cheguei a pesquisar, mas existe um certo bom sendo para uso de alias. Os alias devem ser utilizados em sua maior parte para automatizar séries de comandos padrões, sendo assim, você sempre deve pensar em utilizar alias quando as tarefas são repetitivas demais.

Considerando isso, só passa-se a usar alias quando o processo de commit é bem definido. Existem exceções, claro, mas neste caso, acho que é isso sim.

Outro ponto é a ordem dos comandos, no alias, você não vai precisar se lembrar disso.

Um problema de deixar isso dinâmico é: se você errar o nome da branch correta, o que acontece? você reverte tudo e repete tudo?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software