Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Alguma coisa errada no treino do vídeo.

Não sei se por conta das repetidas normalizações em cima de normalizações (já que a instrução que normaliza os dados de treino está na mesma célula do código do modelo e ela sempre está executando a mesma célula), mas uma rede que, após treinada com 5 épocas, me retorna uma taxa de acerto máxima de 23,83%, não está servindo para muita coisa. Os valores dos pixels das imagens dela já devem estar tão baixos (0,000005, por exemplo), que a rede está supondo que todas as imagens não passam de quadrados pretos. Daí o modelo endoida, porque uma hora um quadrado preto é calça, outra hora o quadrado preto é camisa, outra hora o quadrado preto é bota. Não há como extrair informações de contorno, por exemplo, para diferenciar as imagens e encaixá-las nas suas categorias.

As minhas aqui melhoraram até a camada de 128. Com a camada de 64, já deu um resultado um pouco pior. Usando somente até a camada de 128, obtive acurácia de 89,53% com 5 épocas. Aí vem o que mais está me incomodando nesse assunto de aprendizagem de máquina: a imprevisibilidade.

Se um modelo está retornando, no melhor dos casos, 23,83% de acurácia, alguma coisa está errada. Não é por conta da imprevisibilidade. Esse feeling, o(a) instrutor(a) tem que ter para corrigir durante a gravação ou então pedir para parar a gravação e começar de novo fazendo os testes em off.

Sugiro fazer a sequencia de exercícios previamente antes de gravar o vídeo. Daí o instrutor quando gravando o vídeo vai só comparando os resultados durante a gravação, com os resultados obtidos em off (de preferência validado por um par ou equipe). Se a diferença for gritante, ou interrompe a gravação ou procura o erro gravando.

Se colocar uma venda nos olhos do vendedor e pedir para ele adivinhar o tipo da peça de roupa, ele vai acertar mais do que o modelo.

Desculpem pelas observações, mas durante essa formação já é a segunda vez que ocorre problemas relacionados à normalização dos dados.

1 resposta
solução!

Oi, Franco! Tudo bem com você?

Queria te pedir desculpas pela demora em te trazer uma resposta.

Queria também pedir desculpas pelo transtorno, acredito que o objetivo da instrutora é trazer mesmo uma situação bem ruim de montagem de uma rede, como se estivesse simulando as escolhas de alguém que tem pouca ou nenhuma experiência com construção de um modelo de rede neural, imagino que isso se deve pois este é um curso de caráter introdutório. Mesmo assim, eu entendo o seu ponto, a metodologia de ensino utilizada nesse curso (e também em outros) pode causar certo desconforto em quem assiste.

Estamos buscando melhorar cada vez mais nossos cursos, e suas sugestões são muito boas e bem pertinentes. Por isso, vou entrar em contato com a equipe responsável e levar suas sugestões, para que se atentem aos pontos que você trouxe, afinal queremos proporcionar a melhor experiência para os nossos alunos e alunas nos cursos.

Bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓. Bons Estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software