Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Alerta de "Warning" nas Hierarquias

Prezados,

Na Aula 03 - Snow Flake, Tempo e Pai-Filho, notei que o nome das hierarquias estavam com alertas, e no VisualStudio na aba Error List, surgia os seguintes alertas:

01) Dimension [Tempo] : Avoid visible attribute hierarchies for attributes used as levels in user-defined hierarchies. (Esse consegui resolver só lendo o alerta, e então alterando a propriedade AttributeHierarchyVisible para false de todos os atributos que estavam envolvidos na hierarquia, o alerta sumiu, acredito que eu tenha feito a solução correta).

02) Hierarchy [Tempo].[Hierarquia do Mês e Ano] : Attribute relationships do not exist between one or more levels of this hierarchy. This may result in decreased query performance. (Esse pelo que vi, na aba Attribute Relationships eu teria que fazer a ligação correta entre os atributos, Exemplo: Mês >> Trimestre>> Semestre >> Ano , o alerta até sumiu também, porém ao processar a dimensão surge erro de duplicação de atributo.

Fiquei na dúvida então, de como resolver esse segundo alerta (warning). Para poder prosseguir com a aula, deixei somente o primeiro alerta corrigido, mas acredito que se a ferramenta (VS) está alertando, seria interessante saber como corrigir esse alerta, concordam? Até porque menciona diminuição de performance também.

Obrigado.

Emiliano Lopes

4 respostas

Oi Emiliano! Como vai!

Dei uma pesquisada sobre o assunto, e vou compartilhar o que acredito que esteja acontecendo.

Quando configuramos os níveis da hierarquia, associamos o nome da dimensão como 'source attribute' do código de cada dimensão. (Exemplo: Código do Semestre e Nome do Semestre). Ou seja, relacionamos ambos, para que sejam considerados um "pacote fechado".

No exemplo do professor, quando ele “ajusta a ordem das categorias”, criamos as relações de hierarquia ao associar cada nível entre si, a partir das key columns que configuramos. Nesse processo criamos relações ao associar o nome de cada atributo da dimensão com os códigos (de si, e de seus superiores).

A meu ver, as relações existem, mas ficam implícitas, pois nem todos atributos possuem relação direta entre si (estão associados pelo código, e não pelo nome). Além disso, o professor não faz isso para todas as categorias, algumas relações não foram configuradas (“Semestre” e “Semestre e Ano” não possuem outras Keys Columns além de si, por exemplo.)

A solução que o professor criou de configurar como "Key Columns" do descritor com o código das hierarquias superiores, já está relacionando parcialmente os atributos entre si! É por isso que quando você cria essas relações manualmente, ocorre erro de duplicação.

Acredito que se trata apenas de maneiras diferentes de configurar relações. São duas opções distintas que funcionam separadas, mas juntas criam erro de duplicação.

A maneira que o professor fez é implícita para a ferramenta, por isso que o aviso aparece. Não sei te dizer qual das opções é mais otimizada, pois existem muitos fatores a serem levadas em consideração. É importante lembrar que o exemplo do curso é didático, uma base pequena que não apresenta problemas de performance.

Se quiser testar outros modos, recomendo que retorne todos os key columns para a configuração default (o que estava selecionado antes de o professor mudar), retorne todos os “source attributes” para o código, e crie a seguinte relação hierárquica na aba “Relações de Atributo”.

Fez sentido? Se não fez, me fale, que procuro explicar de outra maneira!

Bons Estudos !

Oi Marina, tudo ótimo e você? :)

Obrigado pelo retorno, entendi perfeitamente! E quase cheguei a processar tudo normal, mas quando faço a relação entre Número do Semestre e Ano, dá o mesmo erro de duplicação com relação ao Semestre.

Agora se eu excluir, continua o Warning - Attribute relationships do not exist between one or more levels of this hierarchy. This may result in decreased query performance. mas a dimensão é processada com sucesso!

A relação hierárquica na aba “Relações de Atributo” está exatamente igual a imagem que você postou aqui, porém sem a ligação que mencionei (Código do Semestre e Ano).

De qualquer forma, se não tiver como corrigir esse warning tudo bem, deu pra esclarecer bem.

Muito Obrigado!

solução!

Oi Emiliano!

Nesse caso, por favor, verifique como estão configuradas as Key Columns de Semestre (precisa retornar apenas ele mesmo - "semestre" e não "código do semestre").

Verifique também se em Código do Semestre, Semestre não está configurado como Source Attribute (precisa retornar "código do semestre").

De qualquer maneira, para conseguir acompanhar o curso, recomendo que deixe da mesma maneira que o professor fez, pois isso pode acarretar em diferenças na hora de construir os cubos ou realizar consultas nos próximos cursos (o professor passa muitas consultas e processos prontos baseados na lógica das relações que ele construiu)

Essas diferenças podem gerar erros que dificultam o acompanhamento.

Obrigada pelo feedback !

Oi Marina!

Tudo bem, como estava praticando depois que terminei o Curso de OLAP, ai geram várias dúvidas :)

Mas com as tuas explicações pratiquei aqui e reforçou mais ainda o entendimento.

Irei continuar a formação, ficou tudo funcionando e somente um warning não faz mal rsrs!

Muito Obrigado!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software