5
respostas

AJUDA PARA FAZER O DOWNLOAD

Olá. Não consigo seguir as instruções para baixar o MySQL conforme o vídeo, não aparece as versões conforme a aula. Pode me auxiliar por favor?

5 respostas

Oii, Sheila! Tudo bem?

Claro, vou te auxiliar. Essas ferramentas, como o MySQL, estão em constante atualizações e a versão usada no curso é mais antiga, por isso foi disponibilizada uma mais atual. Mas, caso queira instalar exatamente a que o instrutor utilizou, pode baixar clicando nesse link e na opção Versão do produto, escolha a versão usada na aula (8.0.15).

Segue a imagem para ficar mais ilustrativo:

Captura de tela da página de Downloads do MySQL. Dando destaque para a opção de Versão do produto, com a versão 8.0.15 selecionada e destacada por um quadrado vermelho. Logo abaixo tem a opção do sistema operacional com o Microsoft Windows selecionado.

E, caso queira seguir com a versão indica no material do curso, basta clicar no link abaixo:

Além da aula em vídeo, você pode seguir o tutorial da instalação por um Artigo da Alura, segue o link:

Dessa forma você pode escolher qual versão deseja usar, lembre-se que é importante, no primeiro momento, seguir o que é indicado no curso (8.0.35) para evitar erros e incompatibilidade no decorrer do curso.

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, conte comigo.

Bons estudos, Sheila!

Boa noite, Nathalia. Estou bem, obrigada. Espero que esteja bem também.

Não consegui finalizar a instalação, tem alguma parte do caminho que está dando erro ao finalizar, como mostra na imagem. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidadeConsegue continuiar me auxiliando por favor? Já fui em Arquivos de Programas, desinstalei todos que tinha baixado e comecei novamente, mas continua dando a mesma mensagem.

Acho que consegui, mas não aparece a tela de acesso como no vídeo. Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Oii, Sheila! Tudo bem?

Não se preocupe, vamos resolver isso juntas. Você lembrou de marcar a caixinha de Iniciar o MySQL Workebench?!

Captura de tela mostrando as duas opções que aparecem no final da instalação do MySQL Workbench: Start MySQL Workbench after Setup e Start MySQL Shell after Setup, sendo a primeira destacada por um retângulo vermelho. A duas opções estão habilitadas.

Caso não tenha por algum motivo, que é super comum, não tem problema. Vamos usar outra forma para abrir a ferramenta, siga os seguintes passos:

  • Feche essa janela;
  • Vá em campo de busca em seu computador;
  • Digite MySQL Workbench;
  • Clique na ferramenta para abri-la como no vídeo;

O gif abaixa ilustra melhor os passos acima:

Gif mostrando como abrir a ferramenta MySQL Workbench, como foi dito no passo a passo anteriormente.

Feito isso, você terá a ferramenta aberta igual ao Instrutor e poderá seguir com a aula.

Espero ter ajudado. Continue se dedicando aos estudos e qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos, Sheila!

Deu certoooooooooooooooooooo. Uhullll. Muito obrigada pelo apoio.