Primeiramente, quero expressar minha profunda gratidão por esta jornada incrível sobre propósito profissional. O tempo dedicado a este curso foi, sem dúvida, um dos investimentos mais valiosos que já fiz em minha vida. Cada aula, cada reflexão e cada exercício me proporcionaram insights que vão muito além do âmbito profissional – tocaram em questões profundas sobre quem sou, o que quero e como posso contribuir para o mundo.Este curso foi uma verdadeira bússola em meio ao mar de incertezas que muitas vezes sentimos em relação à nossa carreira e vida pessoal. Aprendi que o propósito não é algo que se encontra de forma mágica, mas sim algo que se constrói através de autoconhecimento, reflexão e ação. A jornada de Lucas foi inspiradora, pois mostrou que é possível, sim, revisitar e ajustar nossos propósitos ao longo da vida, sem medo de mudar ou recomeçar. Um dos pontos que mais me marcou foi a relação entre propósito e valores. Entender que meus valores são a base do meu propósito foi um insight transformador. Percebi que, mesmo sem saber, já vivia algo próximo do meu propósito através das escolhas que fazia guiadas por esses valores. Isso me deu uma sensação de clareza e direção que eu não tinha antes. Outro aspecto que adorei foi a técnica do Ikigai e a abordagem de Simon Sinek em "Encontre seu porquê". Essas ferramentas não apenas me ajudaram a definir meu propósito, mas também a entender a importância de comunicá-lo de forma clara e inspiradora. Aprendi que o "porquê" é o que nos move, e que ele deve estar no centro de todas as nossas decisões. A parte sobre motivação e sucesso também foi profundamente impactante. Compreendi que a felicidade não é um destino final, mas sim um caminho que percorremos ao perseguir nosso propósito. E que o sucesso não é uma receita de bolo – ele é único para cada um de nós, e está diretamente ligado àquilo que consideramos importante. Por fim, a lição sobre compromisso e revisão do propósito foi um lembrete poderoso de que a jornada não termina quando encontramos nosso "porquê". Pelo contrário, é apenas o começo. Manter o propósito vivo requer disciplina, reflexão constante e a coragem de ajustar a rota quando necessário.1. Abordagem Prática: O curso não se limitou à teoria. Os exercícios e técnicas, como o 5W2H, foram extremamente úteis para colocar o aprendizado em prática. 2. Jornada de Lucas: Acompanhar a história de Lucas tornou o conteúdo mais tangível e inspirador. Foi como ter um guia que já passou pelos mesmos desafios que eu. 3. Foco em Autoconhecimento: O curso não apenas falou sobre propósito profissional, mas também incentivou uma jornada de autoconhecimento, o que é fundamental para qualquer decisão na vida. 4. Comunidade e Fórum: A possibilidade de trocar ideias e dúvidas com colegas de curso enriqueceu ainda mais a experiência. Aprendi muito com as reflexões e insights dos outros participantes.