1
resposta

adicionar interpretador python no código

Eu acabei de desenvolver um programa de automação na realização e verificação dos impostos do IRPF recebidos pelo governo. O programa rodou muito bem aqui no shell do Linux, só que agora eu gostaria de faze-lo rodar no Windows. Portanto, eu gostaria de saber como faço para adicionar o interpretador do Python no meu código pois não basta apenas converte-lo para .exe porque eu já tentei e o programa não roda no Windows por isso eu preciso adicionar o interpretador no código.

1 resposta

Olá, Andre! Como vai?

Para fazer seu programa rodar no Windows, você pode usar uma ferramenta chamada PyInstaller, que embala seu script Python junto com o interpretador Python em um único executável. Dessa forma, você não precisa se preocupar se o usuário tem o Python instalado ou não.

Aqui está um passo a passo para você:

  1. Instale o PyInstaller: Abra o terminal ou prompt de comando e execute:

    pip install pyinstaller
    
  2. Crie o executável: Navegue até o diretório onde está o seu script Python e execute:

    pyinstaller --onefile seu_script.py
    

    O parâmetro --onefile cria um único arquivo executável.

  3. Encontre o executável: Após a execução do PyInstaller, ele criará uma pasta chamada dist no mesmo diretório do seu script. Dentro dessa pasta, você encontrará o executável gerado.

  4. Teste o executável no Windows: Transfira o executável para um computador com Windows e execute para verificar se funciona corretamente.

Por exemplo, se o seu script se chama meu_programa.py, o comando seria:

pyinstaller --onefile meu_programa.py

Caso queira fazer algo mais específico ou diferente que lhe passei, recomendo a leitura da documentação: PyInstaller Manual

Espero ter ajudado e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.