Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Acho que tem um erro na questão.

Na questão onde vocês colocal o SQL abaixo: select max(count(*)) from funcionarios group by cargo_id, setor_id; O gabarito é: "A query vai devolver a maior quantidade de cargos em um departamento Boa! A query realiza exatamente isso! Pegamos o max do nosso count e agrupamos por cargo_id e setor_id, dessa forma, veremos qual setor possui a maio quantidade de cargos diferentes."

Mas fazendo este sql nota-se que ele somente traz o total por cargo em cada setor, mas NÃO MENCIONA qual setor e cargo correspondentes. Logo, queria confirmar se minha tese tem fundamento e se a questão precisa ser corrigida.

6 respostas

Oi Marcos, tudo bem ?

"A query vai devolver a maior quantidade de cargos em um departamento " -- acho que está certo sim pelo comportamento esperado.

Oi Matheus, mas se vc continuar a resposta do enunciado ela diz o seguinte ... dessa forma, veremos qual setor possui a maior quantidade de cargos diferentes. O que será impossível pois vamos ver apenas os totais por setor sem os respectivos IDs de setor. Este ponto que eu quis chegar.

solução!

O que você pode fazer é mostrar a informações além do count, acho que assim :

select max(count(*)), cargo_id, setor_id from funcionarios group by cargo_id, setor_id;

Blz, concordo. Logo, cabe correção na questão para a resposta se encaixar ou cabe alteração da resposta, vc concorda?

Boa, consegue solicitar a correção no exercício ?

Eu não consigo. Vc que é um alurense que tem mais poderes que eu. Só acho que a questão devia ser reformulada. Abrs

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software