Olá Vitor, estou bem obrigado. Espero que tudo esteja bem com vc tbm.
Minha configuração está assim:
Server => ( Server Ubuntu + VirtualBox + Minikube)
Desktop => (Ubuntu)
Eu não fiz nenhuma configuração na VM apenas instalei o VirtualBox no server, posteriormente instalei o minikube e depois rodei o comando " minikube start --driver=virtualbox ". Eu até testei o minikube sem o driver da VM mas não é o indicado, e foi apenas para teste mesmo.
Eu sempre acesso o servidor via ssh, nunca pelo teclado e monitor direto, e uma vez autenticado no servidor, via ssh, eu consigo rodar o curl e acessar o serviço digitanto curl e o ip da VM com a porta que foi configurada. Nesta configuração está tudo rodando como deveria.
Quando tento acessar o serviço do kubernates svs do meu computador, chamando diretamente o ip do servidor, o serviço não está disponível. Isso ocorre porque o linux não faz um bind entre o localhost do servidor com a VM do minikube instalada nele.
Têm maneiras de redirecionar este acesso, na força bruta, de duas maneiras (que eu saiba); uma utilizando o iptable (com o redirecionamento de ip e porta) e a outra maneira seria via configuração da inteface ethernet da VM, colocando-a em modo bridge. Mas estas alternativas, não me parece ser a melhor forma pois, até a parte que estou do curso, o kubernate parece muito completo e deve possuir alguma configuração para isso.