2
respostas

Acesso ao INTERNAL-IP de uma máquina externa, como fazer?

Configurei todo o ambiente Minikube em um servidor linux, e estou acessando o servidor remotamente através de ssh, a partir de um desktop tbm linux.

Quando acesso o INTERNAL-IP do nó pelo comando curl do shell do servidor tudo funciona corretamente, porém, o acesso não é realizado se eu utilizar o crul a partir do meu desktop. Acredito que isso ocorra devido a rede da máquina virtual ser diferente do ip do servidor, e a interface ethernet da VM não está configurada de como bridge.

Qual a solução adequada para este caso para que a aplicação, no caso o svc-pod-1, fique exposta de forma externa à maquina física que roda o minikube?

2 respostas

Olá, Emerson. Tudo bem?

Você usou qual interface de rede na configuração da sua VM? Você está conseguindo acessar a VM a partir do seu desktop usando SSH normalmente?

Fico aguardando.

Olá Vitor, estou bem obrigado. Espero que tudo esteja bem com vc tbm.

Minha configuração está assim:

Server => ( Server Ubuntu + VirtualBox + Minikube)

Desktop => (Ubuntu)

Eu não fiz nenhuma configuração na VM apenas instalei o VirtualBox no server, posteriormente instalei o minikube e depois rodei o comando " minikube start --driver=virtualbox ". Eu até testei o minikube sem o driver da VM mas não é o indicado, e foi apenas para teste mesmo.

Eu sempre acesso o servidor via ssh, nunca pelo teclado e monitor direto, e uma vez autenticado no servidor, via ssh, eu consigo rodar o curl e acessar o serviço digitanto curl e o ip da VM com a porta que foi configurada. Nesta configuração está tudo rodando como deveria.

Quando tento acessar o serviço do kubernates svs do meu computador, chamando diretamente o ip do servidor, o serviço não está disponível. Isso ocorre porque o linux não faz um bind entre o localhost do servidor com a VM do minikube instalada nele. Têm maneiras de redirecionar este acesso, na força bruta, de duas maneiras (que eu saiba); uma utilizando o iptable (com o redirecionamento de ip e porta) e a outra maneira seria via configuração da inteface ethernet da VM, colocando-a em modo bridge. Mas estas alternativas, não me parece ser a melhor forma pois, até a parte que estou do curso, o kubernate parece muito completo e deve possuir alguma configuração para isso.