Olá pessoal! Sou uma pessoa com autismo e gostaria de trazer um ponto que está sendo recorrente nos exercícios de fixação dos cursos: a falta de contexto e objetividade dentro dos enunciados das questões. Algumas perguntas por si só já exigem uma interpretação, até aí tudo bem, pois estamos estudando lógica. Contudo quando não trazem contexto, partem de um lugar, onde nós estudantes, já deveríamos saber, porém não é o caso. A pergunta poderia ser mais clara, pois os contextos não são óbvios. Sobretudo para nós, pessoas atípicas, que em muitos casos não entendemos duplo sentido, ironia, contexto subliminar, entre outras formas de linguagens idiossincráticas. Fiquei por muito tempo me perguntando sobre o que estavam falando nesta questão que trago abaixo.
EXEMPLO: O exercício 1 fala: "No projeto Alugames, implemente uma confirmação de devolução". Mas não explica que confirmação está pedindo. É para confirmar se o jogo foi entregue? Se a pessoa quer realmente devolver? É para criar um linha onde antes da pessoa pedir um jogo se confirme que o mesmo se foi devolvido?
Após criar diferentes códigos para diferentes possibilidades que me passou, fui olhar a resposta. E eis que fiquei chateado com o que vejo. O enunciado é colocado com outras palavras colocando contexto e um objetivo claro. Desafio 1: Adicione uma confirmação ao devolver um jogo, solicitando ao usuário que confirme a devolução antes que ela seja concluída. Isso pode ajudar a evitar devoluções acidentais.
Se esta pergunta tivesse sido feita assim no começo, não haveria uma confusão. Sei que para muitas pessoas talvez o objetivo tenha sido óbvio, mas para nós não é. E percebo a preocupação da Allura em ser um espaço inclusivo de educação, colocação audiodescrição e legendas em tudo. Deixo aqui mais uma orientação para fugirmos de um capacitismo estrutural e pensar que pessoas neurodivergentes (não apenas com TEA, mas TDAH, Dislexia, Discalculia, entre outras) também tenham a chance de conseguir uma carreira dentro da TI. Gosto bastante dos cursos daqui e por isso deixo essa sugestão para que revisem a sintaxe dos enunciados de vocês.
Obrigado!